O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475

Palabras clave:

Mundo do Trabalho, Evasão Escolar, Produto Educacional

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Flávia Alves de Castro Oliveira, IFG

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IF Goiano – Campus Morrinhos)

José Carlos Moreira de Souza, UFG

Doutor em Educação (UFG) Professor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Citas

AMIEL, Tel. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. In: Revista História Hoje. São Paulo, v.3, n.5, p. 189-205, 2014. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v3i5.128

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 12 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em 20 nov. 2018.

BRASIL. Relatório de auditoria operacional em ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: junho de 2012. TCU/Seprog. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?inline=1&fileId=8A8182A14D92792C014D92847E5F3E97 . Acesso em 12 mar. 2018.

BRASIL. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – MEC-SETEC. Brasília, DF: 2014. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em 22 abr. 2018.

DORE, Rosemary. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. Programa Observatório da Educação/CAPES/INEP/Reditec/Maceió-AL, set. 2013. Disponível em: http://www.reditec.ifal.edu.br/arquivos-1/apresentacoes/dia-04-09. Acesso em 08 mar. 2019.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300007

DORE, Rosemary; SALES, Paula Elisabeth Nogueira. Origem social dos estudantes como contraponto à evasão e à permanência nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional. In: DORE, Rosemary et al (Orgs.). Educação Profissional e Evasão Escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar, mundo da escola e o mercado de trabalho: o que dizem jovens do Ensino Médio de escolas públicas. In: DORE, Rosemary et al (Orgs.). Educação Profissional e Evasão Escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação. São Paulo, v. 27, p. 46-60, mai./ago. 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos educacionais em mestrados profissionais na área de ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Anais[...] Fortaleza: UNIFOR, 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656/1609. Acesso em 23 nov. 2018.

MAGRONE, Eduardo. “O que você vais ser quando crescer?” Algumas notas sobre a transição escola-trabalho e a liberdade filisteia. In: DORE, Rosemary et al (Org.). Educação Profissional e Evasão Escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Revista Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em 03 nov. 2018.

QUEIROZ, Lucineide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2010. Disponível em: www.25reuniao.anped.org.br/lucileidedomingosqueirozt13.rtf. Acesso em 18 abr. 2018.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

CASTRO OLIVEIRA, Flávia Alves de; MOREIRA DE SOUZA, José Carlos. O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 775–790, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/535. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.