THE REFORMATION OF HIGH SCHOOL THROUGH LAW NO. 13,415/2017 AND ITS IMPACTS ON EDUCATION INTEGRATED MEDIUM OF FEDERAL INSTITUTES

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560

Keywords:

High School Reform, Impact on Integrated High School, Federal Institutes

Abstract

This article highlights the impacts of the High School Reform - REM on Integrated High School - EMI in the Federal Institutes - IF`s via qualitative, bibliographical and documentary research. We analyze normative and legislation dealing with the formative itineraries in Law No. 13,415 / 2017 in conjunction with neoliberal reforms that aim to reduce public spending and the working class to the labor market, and compare with the phenomenon that occurred in Chile in the decade. of 80. The text reflects the conceptions of Professional and Technological Education - EPT focusing on the proposal of EMI, which demands a critical view on the context in which the subject is inserted and seeks in technology the production of knowledge aimed at integral formation. The study points out that the law did not impact the offer of courses, since the FI`s did not adhere to it, since they stand out for the quality and operating conditions necessary for human formation through the integration between science, technology, culture and work as guiding axes of the curriculum. EMN consists in strengthening educational duality and market orientation; precarious teaching that did not affect the Federal Institutes, given its condition of autarchy.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Silvia Maria dos Santos Stering, UFMT

Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFMT e Unesp Rio Claro/SP) Doutora em Educação (Unesp Rio Claro/SP) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Joyce Mary Adam, UNESP

Pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e no CESDIP- Université de Versailles França Doutora em Educação (Unicamp) Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

References

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flocos, 2000.

FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Economia Doméstica: ensino profissionalizante feminino no triângulo mineiro (Uberaba/MG – 1953-1997). Jundiaí: Pacto Editorial, 2014.

GENNEP, Van Arnold. Os Ritos de Passagem. Coleção Antropologia, Petrópolis: Vozes, 1978.

HEEREN, Marcelo Velloso; SILVA, Marta Leandro da. O princípio de autonomia dos institutos federais e sua política educacional em oposição à reforma do ensino médio. Jornal de Políticas Educacionais. V. 13, n. 10. Março de 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61995

LIMA FILHO, Domingos Leite. É necessário resistir ao empobrecimento do currículo. GUIMARÃES, Cátia. EPSJV/Fiocruz. 06/ mar. 2017. Disponível em:

LIMA, Licínio Carlos; AFONSO, Almerindo Janela. Políticas públicas, novos contextos e actores em educação de adultos, In: LIMA, Licínio C. (Org.). Educação não-escolar de adultos. Iniciativas de educação e formação em contexto associativo. Braga: Universidade do Minho/Unidade de Educação de Adultos, 2006.

MELLO, Guiomar Namo de. Social democracia e educação. São Paulo: Cortez, 1990.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110>. Acesso em 22 jun. 2017.

OJ - OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE. Reforma do Ensino Médio - MP 746/2016. Texto elaborado por professores da Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, dezembro de 2016. Disponível em: <http://observatoriodajuventude.ufmg.br/texto-para-discussao-reforma-do-ensino-medio-mp-7462016/>. Acesso em: 12 out. 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, A.C.; SILVA, C.N. (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43. DOI: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356

SILVA, Caetana Juracy Rezende: Institutos Federais: lei 11.892, de 29/12/2018, comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.

TEDESCO, Juan Carlos. Educación y sociedad del conocimiento y de la información. Trabalho apresentado no Encontro Internacional de Educación Media. Bogotá: Secretaria de Educación, 1999. DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5876

ZIBAS, Dagmar. A Reforma do Ensino Médio no Chile: Vitrina Para a América Latina? Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/ 2002 Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 233-262, março/ 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100010

DOCUMENTOS E LEIS

BRASIL. Portaria Nº 1.432 de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação (MEC). Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União, Brasília: 23 de setembro de 2016.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012.

BRASIL. Projeto Lei Nº 6840 de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências. Brasília 2013.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei Nº 11.741 de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Brasília, 2007.

BRASIL. Decreto n° 6.095 de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Brasília, 2007.

BRASIL. Decreto Nº 5.154 de 13 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 abr. 1997.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996

BRASIL. Lei nº 8.948 de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, 1994.

BRASIL. Decreto Nº 200 de 16 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Brasília, 1967.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. De 23 de Setembro de 1909.

Published

2019-12-27

How to Cite

SANTOS STERING, Silvia Maria dos; MARY ADAM, Joyce. THE REFORMATION OF HIGH SCHOOL THROUGH LAW NO. 13,415/2017 AND ITS IMPACTS ON EDUCATION INTEGRATED MEDIUM OF FEDERAL INSTITUTES. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 4, no. 2, p. 869–886, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/541. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Human sciences and their technologies