CENTRO CULTURAL DOS POVOS DA AMAZÔNIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p302-316.id304Palabras clave:
Relato de experiência, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Espaços não formaisResumen
Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante o estágio docência do curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia desenvolvido com a turma de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas, na disciplina Prática de Ensino de Biologia – Estágio Supervisionado IV, em uma aula prática realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Manaus-AM. Esse relato de experiência tem como objetivo descrever como ocorreu a visita a esse espaço não formal e mostrar as possibilidades de ensinar ciências em um ambiente predominantemente histórico. A visita ao local possibilitou aos alunos condições de aprendizagem que habitualmente não haveria em sala de aula. Na visita realizada, criaram-se possibilidades de aumentar o conhecimento de todos acerca da história dos povos amazônicos associado de forma interdisciplinar aos conhecimentos científicos.
Descargas
Métricas
Citas
BIANCONI, M.; CARUSO, F. Educação não-formal. Revista Ciência e Cultura. São Paulo, v.57, n. 4, 2005. 20-20.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 138 p.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Porto Alegre-RS. v. 2, n, 22, 2003. 89-100. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras. v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.
GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação. IIª Série, número 1, 2014.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v7n12008-20390
JUNIOR, J.C.L; NORONHA, E. L. A Feira Manaus Moderna: um espaço não-formal para o Ensino de Ciências. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.
MACIEL, H. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus. 1ª. ed. Curitiba – PR: CRV, 2014.
MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Porto Alegre-RS, v. 2 n. 23, p. 156-168, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012
MENDES, F. M. M. Imaginário na Amazônia: os diálogos entre história e literatura / Francielle Maria Modesto Mendes. – Rio Branco: Edufac, 2016. 198 p.
NAKAZONO, E. M.; PIEDADE, M. T. F. Biologia e ecologia do arumã, Ischnosiphon polyphyllus (Marantaceae), no Arquipélago de Anavilhanas, Rio Negro, Amazônia Central. Revista Brasileira de Botânica. São Paulo, v. 27, n.1, 2004. 421-428. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-84042004000300003
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, G. S.; BARROS, G. R. O.; NUNES, M. A. A.; MARQUES, A. M. I Congresso de Inovação Tecnológica em Arapiraca – VII Seminário de Estágio: perspectivas atuais dos profissionais em educação. Universidade Federal de Alagoas-Arapiraca, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/download/1898/1397. Acesso em: 29 março 2019.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso da expressão Espaços não-formais no Ensino de Ciências. Revista Areté, Manaus-AM, v. 6, n.2, 2013. 01-15.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de Campo em Ambientes Naturais e Aprendizagem em Ciências – Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental. Revista Ciência & Educação. v. 10, n.3, 2004. 133-147. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010
VASCONCELOS, S.D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Revista Ciência & Educação, v. 9, n.1, 2003. 93-104. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n.4, 2005. 21-23.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.