ESTUDOS EXTRACLASSE COM FOCO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARATIVO PARA A OBMEP

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180

Palavras-chave:

OBMEP, Preparatory, Troubleshooting

Resumo

Uma boa classificação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) proporciona aos estudantes, além de medalhas e menções honrosas, bolsas de iniciação científica do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Tudo isso no intuito de despertar nos estudantes o gosto e prazer em estudar matemática e a ciência em geral, motivando-os na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Diante disso, foi realizado o projeto de pesquisa com objetivo analisar a contribuição da utilização do Banco de Questões nos estudos preparatórios para a prova de nível 3 da primeira fase da OBMEP. Para isso, com o auxílio de dois bolsistas, foram realizados estudos com duração de duas horas semanais em toda vigência do projeto sob uma perspectiva da resolução de problemas de George Pólya. Inicialmente sendo vedado o uso das resoluções dos Bancos de Questões como auxiliar no estudo e posteriormente teve o uso liberado para as questões até então não resolvidas. Com esse estudo, foram comparados os resultados das provas de 2016 e 2017, realizando uma análise desses dados e mostrando a visão dos bolsistas que foram também indivíduos participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

Doctorating in Science and Mathematics Education (REAMEC). Teacher at IFMT & research project coordinator

Laila Cristina Frizon, IFMT

High School Technician student at IFMT. Fellowship of scientific initiation PIBIC-EM

Levi Manoel dos Santos, IFMT

High School Technician student at IFMT. Fellowship of scientific initiation PIBIC-EM

Referências

COSTA, Regiane Quezia Gomes da. Análise da prova da primeira fase da OBMEP como subsidio para orientar a prática docente. 2015. 212 f. Brasília: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/20316>. Acesso em: 20 maio 2017.

FIDELES, Eduardo Cordeiro. A OBMEP sob uma perspectiva de Resolução de Problemas. 2014. 57 f. Brasília: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/17049>. Acesso em: 22 maio 2017.

GOES, Cícero Rufino de. Desenvolvendo e aplicando a matemática: um projeto voltado em produzir vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de Branquinha-AL. 2017. 79 f. Maceió: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Alagoas, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1704>. Acesso em: 01 jun 2017.

MACHADO, Leandro da Silva. Uma análise crítica das provas da segunda fase da OBMEP 2014. 2015. 111 f. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2015. Disponível em: <https://impa.br/wp-content/uploads/2016/12/Leandro_da_Silva_Machado.pdf>. Acesso em: 25 maio 2017.

NEVES, Indalécio Ferreira das. Banco de questões da OBMEP níveis I e II: uma análise crítico-construtiva e uma nova proposta metodológica. 2016. 66 f. Palmas: DIssertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade do Tocantins, 2016. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=95645>. Acesso em: 26 maio 2017.

OBMEP. 13ª OlimpÍada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. OlimpÍada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 2017. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/>. Acesso em: 01 mar. 2017.

PENA, Maria Botelho Alves. Experiências docente vivenciadas, dentro e fora da sala de aula, em tempos de OBMEP de 2005 a 2013. 2014. 86 f. Uberaba: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014. Disponível em: <http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/1085>. Acesso em: 10 jun. 2017.

PÓLYA, George. O ensino por meio de problemas. Revista do professor de matemática, Rio de Janeiro, v. 7, 1985. Disponível em: <http://rpm.org.br/cdrpm/7/3.htm>. Acesso em: 10 jun 2017.

PÓLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

VALERIO, Wiviane. Resolução de problemas, uma abordagem com questões da OBMEP em sala de aula. 2017. 87 f. São Carlos: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-06032017-101943/en.php>. Acesso em: 10 jun. 2017.

Publicado

26.06.2018

Como Citar

BEIRIGO LOPES, Thiago; CRISTINA FRIZON, Laila; MANOEL DOS SANTOS, Levi. ESTUDOS EXTRACLASSE COM FOCO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARATIVO PARA A OBMEP. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 41–53, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/599. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)