EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Alfabetização. Interdisciplinaridade. Sensibilização.

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é promover entre os alunos do 2º ano do ensino Fundamental I da EEIEF Aristides Floriano de Oliveira, no município de Acaraú do estado brasileiro do Ceará, uma sensibilização ambiental por meio de estratégias de forma interdisciplinar. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram utilizadas metodologias de leitura e escrita em diferentes disciplinas com a temática ambiental, que estimulou a criticidade e a criatividade dos alunos. Com a conclusão das atividades, promoveu-se uma socialização junto a outras turmas da escola para que os alunos mostrassem suas produções em forma de mural. Os resultados mostraram que as atividades realizadas sensibilizaram os alunos para mudanças expressivas de comportamento em relação ao meio ambiente, auxiliando de forma significativa na alfabetização.Palavras-chave: Educação Ambiental. Alfabetização. Interdisciplinaridade. Sensibilização. Abstract: The objective of this work is to promote among the students of the 2nd year of Elementary Education I of EEIEF Aristides Floriano de Oliveira, in the municipality of Acaraú-CE, an environmental awareness through strategies in an interdisciplinary way. This is a case study, in which reading and writing methodologies were used in different subjects with an environmental theme, which stimulated the students' criticality and creativity. With the completion of the activities, socialization was promoted with other classes of the school so that students could show their productions in the form of a mural. The results showed that the activities carried out sensitized students to expressive changes in behavior in relation to the environment, helping significantly in literacy.Keywords: Environmental Education. Literacy. Interdisciplinarity. Awareness.

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Biografia do Autor

Iara Késia Alves dos Santos, EEIF Aristides Floriano de Oliveira

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Professora na rede municipal- EEIEF Hermínia Franklinha da Silveira, Acaraú/CE. Anterior: Bolsista de Iniciação a Docência pela CAPES de março de 2014 à agosto de 2016. Voluntária no grupo de pesquisa IFCE Florística (IFLORA) desde março de 2015. Monitora voluntária da disciplina de Bioquímica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE de Agosto à dezembro de 2016. Estagiária voluntária no Laboratório de Análises Clínicas Capistrano de abril à outubro de 2016.

Antonio Jarbas Barros de Moraes, E.E.F. João Paulino (Viçosa do Ceará

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência docente em nível médio em Geografia, com atuação como professor pela EEEP Guiomar Belchior Aguiar (Cariré - CE), Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota (Sobral - CE), EEM Professor Luis Felipe (Sobral - CE), EEM Raimundo da Cunha Brito (Graça - CE), EEF João Paulino (Viçosa do Ceará), com confecção de mapas temáticos, em produção de vídeo documentário e em nível superior com tutórias no curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Ceará (Sobral - Ceará). Atualmente desenvolve estudos na área de Geografia Cultural.

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Publicado

2020-05-01
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Como Citar

SANTOS, I. K. A. dos; MORAES, A. J. B. de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 360-373, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias