SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Avaliação de Larga Escala, Diálogo entre SAEB e PNLD

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o diálogo referencial entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A produção das informações se deu por meio da análise de documentos do SAEB, na busca de referências sobre o PNLD e de documentos do PNLD buscando referências ao SAEB. Os resultados indicam que o diálogo entre as duas políticas é praticamente nulo e que provoca um efeito drástico da avaliação educacional brasileira, o que leva ao questionamento dos resultados que o SAEB produz acerca da Educação Brasileira. As análises evidenciam a existência de um ciclo de fracasso como produto da falta de diálogo entre as referidas políticas.

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Biografia do Autor

Pedro Franco de Sá, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Docente na Universidade do Estado do Pará (UEPA) Docente dos Programa de Pós Graduação em Educação (UEPA), Profissional em Ensino de Matemática (UEPA) e Educação em Ciências e Matemática (UFMT/UFPA/UEA)

Maria de Lourdes Silva Santos, UEPA

Doutora em Educação (PUC/Rio) Docente na Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Andrea da Silva Marques Ribeiro, UERJ

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP) Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino e Educação Básica (UERJ)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

FRANCO DE SÁ, Pedro; LOURDES SILVA SANTOS, Maria de; SILVA MARQUES RIBEIRO, Andrea da. SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 673–699, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/427. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias