O ENSINO DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO POR MEIO DE ATIVIDADES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e002.id788

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Matemática Financeira, Valor do Dinheiro no Tempo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar informações pertinentes aos resultados da aplicação de uma atividade para trabalhar a noção de valor do dinheiro no tempo. Participaram da parte experimental 21 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Aurora do Pará. A análise das questões resolvidas pelos estudantes, bem como as conclusões apresentadas, no momento dos registros, nos revelou que os mesmos, após a atividade, demonstraram entendimento do conceito do valor do dinheiro no tempo. O experimento didático nos permitiu perceber o quanto é importante que possamos trabalhar com metodologias diferenciadas nas aulas de Matemática, uma vez que assim, os estudantes conseguiram assimilar os conceitos apresentados.

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Biografia do Autor

André Alves Sobreira, UEPA

Mestre em Ensino de Matemática (UEPA) Docente da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC - PA) e da Secretaria Municipal de Educação de Ipixuna do Pará

Ducival Carvalho Pereira, UFRJ

Doutor em Matemática (UFRJ) Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA

Pedro Franco de Sá, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA e Docente da REAMEC

Referências

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

ALVES SOBREIRA, André; CARVALHO PEREIRA, Ducival; FRANCO DE SÁ, Pedro. O ENSINO DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO POR MEIO DE ATIVIDADES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e002, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e002.id788. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias