Teaching additive problems with an operation by experimental activities: effects on performance

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761

Keywords:

Ensino de Matemática por Atividades Experimentais., Questões aditivas aritméticas., Questões aditivas algébricas., Escolha da operação em questões aditivas.

Abstract

This paper presents the results of a research aiming to analyze the effects of a didactic sequence of activities on the performance in solving additive questions with one operation in a 6th grade class of elementary school. The information was produced through a comparative analysis of tests composed of arithmetic and algebraic additive questions with natural numbers, applied to 36 students from the same class in a public school in the state of Pará. The results indicate that the students' performance in arithmetic additive questions was better in relation to algebraic questions and that the elaboration of the natural sentence of an additive question with natural numbers can facilitate the choice of the appropriate operation for problem solving. We conclude that teaching based on experimental activities is an excellent methodological resource and has the effect of streamlining the process of teaching and learning mathematics in basic education.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Paula Nunes Felix, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação. 

Maria de Lourdes Silva Santos, State University of Pará

Possui graduação em Curso de Educação Religiosa - Arquidiocese de Belém - PA (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA I (1999) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor auxilar i da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto iv da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ e docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, ensino religioso, avaliação, educação e educação.

Pedro Franco de Sá, State University of Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

References

ARAÚJO, Valdilene dos Santos. O ensino de números decimais por atividades experimentais. 2021, 255 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644423. Acesso em: 09/11/2022.

BARROS, Rafael Lameira. Ensino de Números Irracionais por Atividade. 2021. 422 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602641. Acesso em: 09/11/2022.

BECK, Vinicius Carvalho. Os Problemas Aditivos e o Pensamento Algébrico no Ciclo de Alfabetização. 2015. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2015. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/8284. Acesso em: 31/08/2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 06/06/2018.

BRAYNER JÚNIOR, Carlos Alberto Martinho. Ensino de Equações Trigonométricas por Atividades Experimentais. 2021, 304f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603967. Acesso em: 09/11/2022.

DORNELES, Caroline Lacerda. Adição, subtração e cálculo relacional: uma intervenção com alunos do proeja FIC/ensino Fundamental. 2013. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000875442&loc=2013&l=a2525c6ba23a2a43. Acesso em: 31/08/2023.

ETCHEVERRIA, Teresa Cristina; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; SILVA, Angélica Fontoura Garcia. Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Boletim de Educação Matemática. vol.29, núm. 53. pp. 1181-1200. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/fgC8Lwr8HwVnFCY7t4stjpL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31/08/2023.

FELIX, Ana Paula Nunes. O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação. 2021, 291f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/643091/1/Ana%20Paula%20Nunes%20Felix%20DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 31/08/2023.

FELIX, Ana Paula Nunes; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; SÁ, Pedro Franco de. Uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos com mais de uma operação. Produto Educacional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Curso de

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará,

(PPGEM/UEPA), 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643092?mode=full. Acesso em: 31/08/2023.

FERREIRA, João Max Damasceno. Ensino de Problemas de Comparação Aditiva por Atividades Experimentais. Dissertação do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644427. Acesso em: 09/11/2022.

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; CARMO, João dos Santos. Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, 2013. v. 29, n. 3, pp. 341-350. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/TRFKmz8ZVqX64NPqg3zH6YK/?lang=pt. Acesso em: 31/08/2023.

JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. Resolução de Problemas Matemáticos aditivos: possibilidades da ação docente. 198 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21445/000737083.pdf?...1. Acesso em: 31/08/2023.

MIRANDA, Denis do Socorro Pinheiro. O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular. 2021. 183f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603311. Acesso em: 09/11/2022.

MORAES, Dalcyn Woiler Machado. Ensino de Quadriláteros por Atividades Experimentais. 2020. 309 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597714. Acesso em: 09/11/2022.

PIMENTA, Ligia Cristina; CARNEIRO, Reginaldo Fernando; LASARETTO, Lucilaine Nunes. O jogo no ensino de matemática: limites e potencialidades. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, ano 7, v.7 n.14, p. 126-144, jan-jun 2014.

SANTOS, Francisco Nórdman Costa Santos. O Ensino de Polígonos por Atividades. 2020. 268f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597693. Acesso em: 09/11/2022.

SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará. Belém, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/559493/1/Roberio%20Valente%20Santos.pdf. Acesso em: 31/08/2023.

SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 203p.Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2003.

SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, John Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 253-278, set/dez, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 31/08/2023.

SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do ensino de matemática por atividades. Belém: SINEPEM, 2019. Disponível em: http://sinepem.sbempara.com.br/file/V7.pdf. Acesso em: 01/06/2022.

SÁ, Pedro Franco de. As atividades experimentais no ensino de matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.143-162, 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/99. Acesso em: 31/08/2023.

SÁ, Pedro Franco de; MAFRA, José Ricardo Souza e; FOSSA, John Andrew. O ensino de matemática por atividades experimentais na educação matemática. Revista Cocar, edição especial n. 14/2022, p.1-20. Dossiê: tendências de Educação Matemática, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5498. Acesso em: 31/08/2023.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da; SÁ, Pedro Franco de; MATNI, Renata Cristina Alves. CAMPO CONCEITUAL ADITIVO: o ensino de problemas por atividades. X Encontro Paraense De Educação Matemática. Anais [...]. Belém, 2015. 14p. ISSN 2178-3632.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 31/08/2023.

SOBREIRA, André Alves; PEREIRA, Ducival Carvalho; SÁ, Pedro Franco de. O ensino do valor do dinheiro no tempo por meio de atividades. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e002, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/365. Acesso em: 31/08/2023.

TOURÃO, Benedito Junior Corrêa. O Ensino de Prismas por Atividades. 2020. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570444. Acesso em: 09/11/2022.

VERGNAUD, Gérard. Théorie des Champs Conceptuls. Recherches em Didactique das Mathématiques, Grenoble, 1990.

VERGNAUD, Gérard. A Criança, a Matemática e a Realidade: Problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de: MORO, Maria Lúcia Faria. Edição revisada. Curitiba: Editora da UFPR, 2014.

Published

2024-05-19

How to Cite

FELIX, Ana Paula Nunes; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; SÁ, Pedro Franco de. Teaching additive problems with an operation by experimental activities: effects on performance. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 9, p. e24013, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/761. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Mathematics and its technologies