O ensino de problemas aditivos com uma operação por atividades experimentais: efeitos sobre o desempenho

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761

Palavras-chave:

Ensino de Matemática por Atividades Experimentais., Questões aditivas aritméticas., Questões aditivas algébricas., Escolha da operação em questões aditivas.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de questões aditivas com uma operação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. As informações foram produzidas por meio de uma análise comparativa de testes compostos por questões aditivas aritméticas e algébricas com números naturais, aplicados a 36 estudantes de uma mesma turma de uma escola pública do Estado do Pará. Os resultados indicam que o desempenho dos estudantes foi melhor em questões aditivas aritméticas quando comparadas às algébricas e ainda que a elaboração da sentença natural pode facilitar a escolha da operação adequada para resolução de problemas aditivos. Concluímos que o ensino baseado em atividades experimentais é um excelente recurso metodológico e que tem o efeito de dinamizar o processo de ensino aprendizagem de matemática na educação básica.

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Biografia do Autor

Ana Paula Nunes Felix, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação. 

Maria de Lourdes Silva Santos, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Curso de Educação Religiosa - Arquidiocese de Belém - PA (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA I (1999) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor auxilar i da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto iv da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ e docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, ensino religioso, avaliação, educação e educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

19.05.2024

Como Citar

FELIX, Ana Paula Nunes; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; SÁ, Pedro Franco de. O ensino de problemas aditivos com uma operação por atividades experimentais: efeitos sobre o desempenho. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24013, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/761. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias