Enseñanza de problemas aditivos con una operación mediante actividades experimentales: efectos sobre el rendimiento

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761

Palabras clave:

Ensino de Matemática por Atividades Experimentais., Questões aditivas aritméticas., Questões aditivas algébricas., Escolha da operação em questões aditivas.

Resumen

Este trabajo presenta los resultados de una investigación con el objetivo de analizar los efectos de una secuencia didáctica de actividades sobre el desempeño en la resolución de cuestiones aditivas con una operación en una clase de 6º grado de primaria. La producción de información se produjo a través de un análisis comparativo de pruebas compuestas por preguntas aritméticas aditivas y algebraicas con números naturales, aplicadas a 36 alumnos de una misma clase en una escuela pública del estado de Pará. Los resultados indican que el rendimiento de los alumnos en las preguntas aditivas aritméticas fue mejor en relación con las algebraicas y que la elaboración del enunciado natural de una pregunta aditiva con números naturales puede facilitar la elección de la operación adecuada para la resolución del problema. Concluimos que la enseñanza basada en actividades experimentales es un excelente recurso metodológico y tiene el efecto de agilizar el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la educación básica.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Nunes Felix, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação. 

Maria de Lourdes Silva Santos, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Curso de Educação Religiosa - Arquidiocese de Belém - PA (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA I (1999) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor auxilar i da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto iv da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor adjunto ii da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ e docente da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, ensino religioso, avaliação, educação e educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Citas

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Publicado

2024-05-19

Cómo citar

FELIX, Ana Paula Nunes; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; SÁ, Pedro Franco de. Enseñanza de problemas aditivos con una operación mediante actividades experimentales: efectos sobre el rendimiento. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 9, p. e24013, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/761. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.