MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669

Palabras clave:

Formação de professores, Química, Teoria da Autodeterminação

Resumen

Levantamentos apontam para uma carência de professores de Química na Educação Básica. A baixa procura pelos cursos de Licenciatura em Química aliada a elevadas taxas de evasão contribuem para agravar esse cenário. Nesse sentido, é fundamental o desenvolvimento de estudos que abordam a permanência e êxito dos estudantes nos cursos. Este trabalho teve como objetivo conhecer o perfil dos licenciandos em Química no IFSP. O estudo contou com a participação de 524 estudantes, por meio do preenchimento de um questionário que levantou o perfil socioeconômico e as motivações para cumprirem os pré-requisitos para a conclusão do curso. Os resultados apontaram que, em geral, os licenciandos estão motivados, no entanto, alguns pré-requisitos como a PCC e o ECS precisam de maior atenção, por conta da baixa motivação envolvida no seu cumprimento. Espera-se que esses resultados possam suscitar discussões visando a melhorias nos cursos de Licenciatura em Química.

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Biografía del autor/a

Ricardo Castro de Oliveira, IFSP

Doutor em Ciências (UFSCar) Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Câmpus Catanduva)

Jackson Gois, UNESP

Doutor em Educação (USP) Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Câmpus de São José do Rio Preto)

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

CASTRO DE OLIVEIRA, Ricardo; GOIS, Jackson. MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 999–1018, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/445. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.