DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767

Palavras-chave:

Profissão Docente, Identidade Profissional, Saberes da Experiência

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar o relatório da experiência desenvolvida na construção do documentário “Fio: Tecendo a profissão docente”. A ação em tela teve como contexto o projeto de extensão “EEFD-Baixada: Autonomia e Construção de Conhecimento” e contou com o objetivo de contribuir para o processo de reflexão acerca da profissão docente, valorizar e socializar os desafios da profissão com os graduandos. Ancorados nos conceitos de identidade, saberes e carreira docente, o documentário teve como protagonistas cinco professores atuantes do ensino básico, de diferentes etapas da carreira profissional e de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A estrutura metodológica contou com dois momentos: apresentação do contexto de produção; e reflexão sobre as falas dos professores/atores. O desenvolvimento da experiência em tela possibilitou relevantes tessituras sobre a profissão docente e suas múltiplas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Cerqueira Pinheiro, UFRJ

Licenciando em Educação Física (UFRJ) Extensionista do Projeto EEFD Baixada (UFRJ)

Cássia Barbosa da Costa, IFRJ

Pós-Graduanda em Educação Física Escolar (IFRJ) Extensionista do Projeto EEFD Baixada (UFRJ)

Renato Sarti, UFRJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ (PMDC)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. 279p.

COSTA, Cássia Barbosa da; LÔBO, Natália Soares Rangel; CEZARIO, Daiana da Silva et al. EEFD Baixada: cultural corporal e produção discente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 155-159. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

COSTA, Cássia Barbosa da; CATTAN, Caroline; PIMENTEL, Danielle. EEFD Baixada: identidade e profissão docente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

DUBAR, Claude. Formação, trabalho e identidades profissionais. In CANÁRIO, Rui (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 2003. p. 43-52.

GATTI, Bernadete Angelina. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 37-46.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Lisboa: Educa, 2009. p. 2-9. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf . Acesso em: 12 jun. 2020.

PIMENTEL, Danielle; VASCONCELLOS, Danielle Machado; CARNEIRO, Gabriel de Sousa Vandelli. O Encontro De Lá pra Cá como espaço de aproximação entre a universidade e a escola. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Lousie. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424. Acesso em: 7 jul. 2020.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

CERQUEIRA PINHEIRO, Tiago; BARBOSA DA COSTA, Cássia; SARTI, Renato. DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 843–856, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/435. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias