TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738Palabras clave:
Aprendizagem, Educação, Genética, Material DidáticoResumen
Estudantes da educação básica apresentam dificuldades na assimilação dos conceitos de Genética; desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo “Tabuleiro de Genes” como ferramenta para o ensino de Genética. O jogo é constituído por um tabuleiro com 24 cartas contendo perguntas e respostas, confeccionado a partir de materiais alternativos e de fácil reprodutibilidade. Foi utilizado como procedimento metodológico a observação direta com a utilização de questionário de avaliação. O instrumento pedagógico foi aplicado em novembro de 2015. Participaram 23 discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, no município de Codó (MA). Ao aplicar o jogo, percebeu-se a importância em aliar a teoria com a prática. Também foi possível detectar a interação dos alunos, discutindo suas dúvidas e expressando ideias. Assim, o jogo atuou como um estimulador das atividades cognitivas, além de ampliar o contato de discentes com a Genética.
Descargas
Métricas
Citas
ACRANI, Simone; BENEZE-JUNIOR, Roosevelt Antônio; NICULA, Beatriz Sales; PEIXOTO, Fernanda Ortiz; LOPES, Lane Astum; NOGUEIRA, Barbosa Rocha; FERNANDES, Raissa Dalila; SANTOS, Paula Pereira Baptista Ferreira. A utilização de jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 7930-7935, 2016. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6986. Acesso em: 28 de maio de 2020 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-194
AMORIM, Myrna Cecília Martins dos Santos; OLIVEIRA, Eloiza Silva Gomes; SANTOS, Joel André Ferreira; QUADROS, João Roberto de Toledo. Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 91-115, 2016. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?pid=S217562362016000100091&script=sci_arttext. Acesso em: 29 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656109
ARAÚJO, Alcione Maria de Sá Cavalcante. Lúdico: aprender de forma prazerosa. Caderno de Pesquisa, São Luís, v. 19, n. 3, 2012. Disponível em: http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo%205(41).pdf. Acesso em: 07 de maio de 2020.
BISSOLI, Anna Carolinne Ferreira; DOS SANTOS, Gustavo Antunes; CONDE, Sandro José. Produção de materiais didáticos para o ensino de genética na implementação da sala de aula invertida. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 468-478, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11440. Acesso em: 27 de maio de 2020.
BELMIRO, Michel Stórquio; DE BARROS, Marcelo Diniz Monteiro. Ensino de genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários. Revista Práxis, v. 9, n. 17, p. 95-102, 2017. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/771. Acesso em: 27 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.771
BRÃO, Ariane Francielle Silva; PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides. Biotécnétika: possibilidade do jogo no ensino de genética. Revista Electrónica de Enseñanza e las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 55-76, 2015. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_1_4_ex826.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2020.
CABRERA, Waldirléia Baragatti. A LUDICIDADE PARA O ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. 2007. 159f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: https://www.sapili.org/livros/pt/cp025038.pdf Acesso em: 27 de abril de 2020.
CASTELÃO, Talita Borges; AMABIS, José Mariano. Motivação e ensino de genética: um enfoque atribucional. Resumos do 54º Congresso Brasileiro de Genética, 16-19 de setembro, 2008.
FIALHO, Neusa Nogueira. OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. Área Temática: Educação: Teorias, Metodologias e Práticas. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/293_114.pdf. Acesso em: 07 de maio de 2020.
GRIFFITHS, Anthony; WESSLER, Susan; CARROL, Sean; DOEBLEY, John. Introdução à Genética. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. Edusp, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 2017.
MARTINS, Isabel Cristina Pinto; BRAGA, Petrônio Emanuel Timbó. Jogo didático como estratégia para o ensino de divisão celular. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA, v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/27. Acesso em: 28 de maio de 2020.
MARTINS, Marina Costa; BARATELI, Luciana Oliveira; SILVA, Rodrigo Santos. Bioquímica da fotossíntese: O lúdico norteando a construção da aprendizagem. Revista CTS IFG Luziânia, v. 1, n. 2, 2017. Disponível em: http://cts.luziania.ifg.edu.br/index.php/CTS1/article/view/84. Acesso em: 07 de maio de 2020.
MASCARENHAS, Marcia de Jesus Oliveira; SILVA, Vanessa Campos; MARTINS, Paula Regina Pereira; FRAGA, Elmary da Costa; BARROS, Maria Claudene. Estratégias metodológicas para o ensino de genética em escola pública. Pesquisa em foco, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/1216. Acesso em: 28 de maio de 2020.
MELO, José Romário de; CARMO, Edinaldo Medeiros. Investigações sobre o ensino de genética e biologia molecular no ensino médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 3, p. 592-611, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132009000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 07 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300009
OLIVEIRA Rosa, Letícia; Mota, Fernanda Neves Normando; OLIVEIRA, Francisco Claudemir; BATISTA, Fani Tamires Sousa; DRFS, Yosie Dias Serrão; ROSA, Letícia de Oliveira. Jogo Bozó Genético: uma proposta didática como alternativa para o ensino da replicação do DNA no ensino médio. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 14, n. 3, p. 57-67, 2016. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i3.645
PEDROSO, Carla Vargas. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. Eixo Temático: Didática: Teorias, Metodologias e Práticas, v.9, n.1, p. 3182-3190, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2944_1408.pdf. Acesso em: 27 de abril de 2020.
PEREIRA, Sara Souza; DA CUNHA, Joyciane Santiago; LIMA, Eldianne Moreira. Estratégias didático-pedagógicas para o ensino-aprendizagem de Genética. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 41-59, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1462. Acesso em: 30 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p41
REZENDE, Leandro Pereira; GOMES, Sâmea Cristina Santos. Uso de modelos didáticos no Ensino de Genética: estratégias metodológicas para o aprendizado. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4447. Acesso em: 29 de maio de 2020.
SANTOS, Maurício Araújo; FREITAS, Wanderson Lopes dos Santos, LIMA, Sintiane Maria de Sá; LIMA, Michelle Mara de Oliveira. A genética no contexto de sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano-PI. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 19-30, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1300. Acesso: em 30 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1300
SILVA, Sergivaldo Leite. Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, Vanessa Fernandes; CORREIA, Bruna Gomes; MELO, Quitéria Maria; SILVA, Chryslane Barbosa; SILVA, Kelly Barbosa; PEREIRA, Carla Karine Barbosa. A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Diversitas Journal, v. 1, n. 1, p. 64-67, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/295. Acesso em: 27 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.295
SOUSA, Edjéssica Siqueira de; NUNES-JUNIOR, Francisco Holanda; CAVALCANTE, Cícero Antonio Maia; HOLANDA, Denise de Araújo Silva. A Genética Em Sala De Aula: Uma Análise Das Percepções E Metodologias Empregadas Por Professores Das Escolas Públicas Estaduais De Jaguaribe Ceará. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 4, p. 16-24, 2017. Disponível em: http://www.conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1106. Acesso em: 20 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1106
VENTURINI, Andressa Monteiro; SOUZA, Leandro Fonseca; DIAS, Naissa Maria Silvestre; MONTEIRO-VITORELLO, Claudia Barros; QUECINE, Maria Carolina. Aulas Práticas de Laboratório como Método de Ensino de Genética Molecular. Revista de Graduação USP, v. 3, n. 2, p. 81-85, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147909. Acesso em: 28 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p81-85
RIVAS, Priscila; PINHO, Jaqueline; BRENHA, Sérgio Luís. Experimentos em genética e bioquímica: motivação e aprendizado em alunos do ensino médio de uma escola pública do estado do maranhão. Ensino, Saude e Ambiente, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21098. Acesso em: 30 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21098
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.