EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538

Palabras clave:

Políticas Públicas, Oportunidades, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIC– Universidade de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa de qualitativa tem por objetivo analisar a maneira pela qual se dá a abordagem curricular dessa modalidade de ensino, procurando evidenciar a percepção discente acerca dos quesitos estruturais relativos à esfera educacional pertinente ao currículo que perpassa o processo formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Cuiabá. Elegemos como metodologia o uso de fontes documentais e bibliográficas, sendo que a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário sócio econômico aos alunos das escolas lócus da pesquisa, utilizando como técnica de investigação o grupo focal. Como resultado foi possível compreender a atual intenção formativa da EJA nas escolas em foco, para repensar as dimensões teóricas e práticas no que se refere ao currículo desenvolvido na EJA nas escolas da pesquisa. Constatamos que, ao longo do tempo, a modalidade de ensino em tela tem sido desvalorizada, uma vez que as políticas públicas direcionadas para a mesma não apresentam preocupação no que se refere às suas especificidades, pois os atores sociais que as compõem são indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular, que deve ser levado em consideração no seu processo formativo, ainda que tardio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Geni Pereira Bilio, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Professora de I a IV da Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Nair Mendes de Oliveira, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Maria das Graças Campos, UERJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) Professora do IUNI (UNIC)

Enerci Candido Gomes, UNIC

Mestre em Ensino (UNIC) Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Citas

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna.

ARROYO, Miguel G. “Os educadores, seus direitos e o currículo”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre o currículo. Brasília: Departamento de Política de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006.

BELLO, José Luiz de Paiva. Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL.

História da Educação no Brasil. Período do Regime militar. Pedagogia em foco, Vitória 1993, Disponível em < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10a.html>. Acesso em: 03 de julho de 2019.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – LDB. Lei Nº 9394/96. Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja: Documento Base. Brasília-DF: MEC, fev. de 2006.

BRASIL. Constituição Federal BRASIL. Programa Brasil Profissionalizado. Brasília. 2007. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index2. php?option=com_content&view=article&id=12325&Item id=663 Acesso em 15/07/19.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42. ed.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira/Paulo Ghiraldelli JR. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Brasília, 1998.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 26. ed., São Paulo: Atlas, 1991.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradutor Luis Cláudio de Castro e Costa. Martins Fontes: São Paulo, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, nº 1, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-013-pdf/file Acesso em 15-07-2019.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa Moreira; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007

MORGAN, D.L; KRUEGER, R. A. Quando usar grupos de foco e por quê. Em: Grupos de foco bem sucedidos: avançando o estado da arte. [s.l.] Sage Focus Editions, 1993.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educ. rev. [online]. n.29, p.83-100,2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100007

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Organização curricular e práticas pedagógicas na EJA: algumas reflexões. In: PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (Orgs.) Educação de jovens e Adultos, Petrópolis: DP et Alii, 2009.

OLIVEIRA, Claudimercia Lima de. Descortinando a EJA e suas práticas educacionais: o papel da educação de jovens e adultos no Brasil como modalidade diferenciada de ensino e emancipação dos sujeitos. Bahia. 2015.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1987.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

PEREIRA BILIO, Maria Geni; MENDES DE OLIVEIRA, Nair; GRAÇAS CAMPOS, Maria das; CANDIDO GOMES, Enerci. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 834–851, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/539. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.