OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405

Palavras-chave:

Reflexos da formação continuada, Percepção, Ressignificação da prática educativa não docente

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário , junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nair Mendes de Oliveira, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Maria Geni Pereira Bilio, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Professora de I a IV da Rede Municipal de Várzea Grande-MT

Enerci Candido Gomes, SEDUC

Mestre m Ensino (UNIC) Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Maria das Graças Campos, UERJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Referências

ARRIAL, Luciane Roso de. Solidariedade como fundamento ético para a formação do Educador Ambiental: estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a distância do Profuncionário - IFSul. 2016. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, 01 ago. 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3004486>. Acesso em: 10 jan. 2019.

BESSA, Dante D. Profuncionário: curso de formação para os funcionários da educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 485-487, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2018.

BESSA, Dante D. A carreira dos funcionários da educação: a concepção de formação do Profuncionário. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 201-214, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 02 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i18.659

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS /l9394.htm>. Acesso em: 04 jan. 2019.

BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://mobile.cnte.org.br:8080/legislacao-externo/rest/lei/51/pdf>. Acesso em: 09 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Orientações Gerais. 4. ed. atualizada e revisada. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec. Brasil, 2014b.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DICIONÁRIO LAROUSSE ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Larousse do Brasil, 2001.

FERREIRA, Aurélio B. Holanda. Mini Aurélio o Dicionário da Língua Portuguesa - Revista e Ampliada. Curitiba: Editora Positivo, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2015.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. C. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATO GROSSO. IFMT/ CONSUP. Resolução Nº 041 de 27 de julho de 2017. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentação Escolar Subsequente ao Nível Médio/Profuncionário/Pronatec do IFMT/Proen/DeaD.

MATO GROSSO. IFMT/ CONSUP. Resolução Nº 042 de 27 de julho de 2017. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar Subsequente ao Nível Médio/Profuncionário/Pronatec do IFMT/Proen/DeaD.

MATO GROSSO. IFMT/ CONSUP. Resolução Nº 043 de 27 de julho de 2017. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Secretara Escolar Subsequente ao Nível Médio/Profuncionário/Pronatec do IFMT/Proen/DeaD.

MATO GROSSO. IFMT/ CONSUP. Resolução Nº 044 de 27 de julho de 2017. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Multimeios Didáticos Subsequente ao Nível Médio/Profuncionário/Pronatec do IFMT/Proen/DeaD.

MONLEVADE, João Antônio C. Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. 3. ed. Brasília, DF: Universidade de Brasília/Centro de Educação a Distância. 2009.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

STERING, Silvia Maria dos Santos. Ritmos e tons das ações instituintes da educação popular: um olhar fenomenológico da Orquestra de Flautas Meninos do Pantanal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso. 2008.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi 4. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2010.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

MENDES DE OLIVEIRA, Nair; PEREIRA BILIO, Maria Geni; CANDIDO GOMES, Enerci; GRAÇAS CAMPOS, Maria das. OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 334–354, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/565. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)