REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Marcelo Franco Leão IFMT
  • José Claudio Del Pino UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.19

Palabras clave:

Estratégias de ensino, Inovação, Contextualização, Currículo, Autonomia

Resumen

Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Marcelo Franco Leão , IFMT

Doutorando em Educação em Ciências. Professor do IFMT-Campus Confresa.

José Claudio Del Pino , UFRGS

Pós Doutor em Ensino de Química. Professor do PPG Educação e Ensino de Ciências da UFRGS.

Eniz Conceição Oliveira , UNIVATES

Doutora em Química. Professora do Centro Universitário UNIVATES

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Publicado

2016-12-12

Cómo citar

FRANCO LEÃO , Marcelo; CLAUDIO DEL PINO , José; CONCEIÇÃO OLIVEIRA , Eniz. REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 104–115, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.19. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/659. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

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