UM CASO DE APROPRIAÇÃO ATIVA DA PESQUISA ACADÊMICA QUE VEM SE FORMATANDO NO INTERIOR DO MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e052.id1125

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de Professores, Demandas educacionais contemporâneas

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação envolvendo os interesses de pesquisa de um grupo de pós-graduandos que também atuam como professores na rede básica de ensino. A partir de uma análise de conteúdo do material explorado, foi possível prospectar os principais temas pesquisados pelo grupo e observar que eles apresentam relação direta com a melhoria dos espaços pedagógicos e contextos acadêmicos que os cercam. As enunciações destes profissionais revelam que a busca por capacitação e conhecimentos pedagógicos compartilhados apresentam forte conexão com seus contextos e necessidades cotidianas. Os resultados apontam um caminho fértil para o trânsito dos resultados de pesquisa recentes até o chão de sala, em uma perspectiva de apropriação ativa realizada pelos pós-graduandos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, USP

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) Professor EBTT do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática do IFMT/JNA

Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo, IFRJ

Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Professor do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2016 (Obra original publicada em 1977).

DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6430

MARANDINO, Martha. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: Questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544

MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e Ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/645/436

PENA, Fábio Luís Alves. Por que, apesar do grande avanço da pesquisa acadêmica sobre ensino de Física no Brasil, ainda há pouca aplicação dos resultados em sala de aula? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p. 293-295, 2004. https://www.scielo.br/pdf/rbef/v26n4/a02v26n4.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172004000400002

SILVA, Erick dos Santos. Concepções de Licenciandos sobre a Relação Ensino-Aprendizagem e a Existência de uma Barreira Tradicional a ser Transposta. Educação Matemática em Revista, v. 25, n. 66, p. 114-136, 2020. http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1824/pdf DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1824

SILVA, Erick dos Santos. ENEM, prática docente e metodologias ativas: uma equação que não fecha. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.36, n.1, p.55-68, 2019. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n1p55 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p55

SILVA, Erick dos Santos; SASSERON, Lúcia Helena. BNCC: entre avanços de pesquisa e articulações necessárias. Currículo e Docência, v.2, n.2, p.23-45, 2020. https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/article/view/249558

STROUPE, David, MOON, Jean; MICHAELS, Sarah. Introduction to special issue: Epistemic tools in Science education. Science Education, v. 103, n. 4, p. 948-951, 2019. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.21512 DOI: https://doi.org/10.1002/sce.21512

STUDART, Nelson. Uso da Pesquisa em Ensino de Física na prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p.259, 2001. https://www.scielo.br/pdf/rbef/v23n3/v23n3a01.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172001000300001

THOMPSON, Jéssica, HAGENAH, Sara, MCDONALD, Scott; BARCHENGER, Christie. Toward a practice‐based theory for how professional learning communities engage in the improvement of tools and practices fors cientific modeling. Science Education, v. 103, n. 6, p. 1423-1455, 2019. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.21547 DOI: https://doi.org/10.1002/sce.21547

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

SANTOS SILVA, Erick dos; VISENTIN RAMOS DE ARAUJO, Alexandre Alberto. UM CASO DE APROPRIAÇÃO ATIVA DA PESQUISA ACADÊMICA QUE VEM SE FORMATANDO NO INTERIOR DO MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e052, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e052.id1125. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/340. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias