EMPUXO SOBRE UM CORPO IMERSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA CONSIDERANDO O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p185-195.id366

Palavras-chave:

Empuxo, Paradoxo hidrostático, Aprendizagem ativa

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de atividades, realizadas em um curso superior de biologia da rede federal de ensino, com objetivo de investigar o aprendizado do empuxo em contextos de aprendizagem ativa. Os discentes foram apresentados a uma configuração experimental na qual o conceito de empuxo, conforme enunciado em livros didáticos de ensino médio e superior, falha. Tal configuração é conhecida como paradoxo de Galileu. Apesar da crítica apontada no século XVII, imprecisões de linguagem continuam ocorrendo, até mesmo entre estudantes de graduação, conforme mostramos no presente texto. Tais imprecisões parecem ser reforçadas por obras consagradas da literatura especializada em ensino de física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, IFMT

Doutorando em Ensino de Ciências (USP) Professor do IFMT - Campus Juína

Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo, IFRJ

Mestre em Ensino de Ciências (IFRJ) Professor do Colégio Militar de Juiz de Fora

Referências

ARAUJO, A. V. R. de; SILVA, E. S.; JESUS, V. L. B. de. OLIVEIRA, A. L. de. Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.39, n.2, e2401, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0184

ARAUJO, A. A. V. R. ; SILVA, E. S. ; V. L. B. de Jesus ; OLIVEIRA, A. L. DE . Uma estratégia de aprendizagem ativa com atividades teórico-experimentais sobre circuitos elétricos. In: Alexandre Lopes de Oliveira e Valeria da Silva Vieira. (Org.). Nossos talentos: 10 anos do PROPEC / IFRJ. 1ed.Nilópolis: Entorno, 2017, v. 1, p. 277-292.

BARROS, J. A.; REMOLD, J.; GLAUCO, S. F. da S.; TAGLIATI, J. R. Engajamento interativo no curso de Física I da UFJF. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 63-69, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172004000100011

BARTLETT, A. The Hydrostatic Paradox revisited. The Physics Teacher, v. 35, n. 5, p. 288-289, 1997. DOI: https://doi.org/10.1119/1.2344687

BJØRKVOLD, T.; BLIKSTAD-BALAS, M. Students as researchers: What and why seventh-grade students choose to write when investigating their own research question. Science Education, v.102, n.2, 304–341, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.21324

CHIQUETTO, M. J.; KRAPAS, S. Livros didáticos baseados em apostilas: como surgiram e por que foram amplamente adotados. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, 2012.

DOMINGUINI, L. Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.34, n.2, 2502, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200013

GARCIA, N.M.D. Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, n. 44, p. 145-163, abr/jun, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200010

GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 3a ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2014.

HAKE, R.R. Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, v.66, 64-74, 1998. DOI: https://doi.org/10.1119/1.18809

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentals of Physics. 8 ed. John Wiley & Sons, 2008. v. 2.

HALLOUN, I. A.; HESTENES, D. Common sense concepts about motion. American Journal of Physics, v.53, 1056-1065, 1985. DOI: https://doi.org/10.1119/1.14031

HENRIQUES, V. B.; PRADO, C. P. C.; VIEIRA, A. P. Editorial convidado: Aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.36, n.4, 4001, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172014000400001

MAZUR, E. Peer Instruction: A User's Manual. Prentice Hall, Upper Saddle River, 1997, v. 1.

MANZ, Eve; SUÁREZ, Enrique. Supporting teachers to negotiate uncertainty for science, students, and teaching. Science Education. v.102, n.4, 711, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.21343

MULLER, M. G.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; SCHELL, J. Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0012

NETO, J.M.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200001

OLIVEIRA, V., VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n.1, p. 180-206, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p180

RAMALHO, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da Física. 9 ed. São Paulo: Moderna, 2007. v 1.

SILVEIRA, F. L. da; MEDEIROS, A. O paradoxo hidrostático de Galileu e a lei de Arquimedes. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 273-294, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p273

WILSON, A. The Hydrostatic Paradox. The Physics Teacher. v. 33, n. 8, p. 538-539, 1995. DOI: https://doi.org/10.1119/1.2344288

ZAMBON, L.B.; TERRAZZAN, E.A. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, e2668, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

SANTOS SILVA, Erick dos; VISENTIN RAMOS DE ARAUJO, Alexandre Alberto. EMPUXO SOBRE UM CORPO IMERSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA CONSIDERANDO O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 185–195, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p185-195.id366. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/556. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias