OS CONSENSOS SOBRE OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE ESPECIALISTAS/ACADÊMICOS NO ENSINO DO CONTEÚDO LUTAS NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e062.id1140

Palavras-chave:

Educação física escolar, Ensino, Lutas

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os consensos sobre os aspectos por especialistas/acadêmicos pedagógicos no ensino do conteúdo lutas nas escolas. A metodologia utilizada foi a técnica delphi. Esta metodologia busca um consenso de especialistas através da utilização de entrevistas abertas e posteriormente, questionários para a identificação dos consensos. O critério de inclusão dos participantes foi: a) possuir pelo menos a 2(dois) anos com experiência no ensino da disciplina de lutas na universidade e; b) possuir 10 anos como praticante de alguma modalidade de lutas. Concluimos que os especialistas reforçam temas que são encontrados na literatura da área e indicam outros pontos que merecem reflexão. Neste sentido, estes consensos podem ser entendidos como uma agenda para se pensar o ensino das lutas.

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Biografia do Autor

Diego Luz Moura, UGF

Doutor em Educação Física (UGF) Docente do programa de pós-graduação da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf)

Phillipe Williams de Souza Targino, Univasf

Licenciado em Educação Física, Discente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

João Gabriel Eugênio Araujo, IFPE

Mestre em Ciências (Univasf) Docente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

LUZ MOURA, Diego; WILLIAMS DE SOUZA TARGINO, Phillipe; EUGÊNIO ARAUJO, João Gabriel. OS CONSENSOS SOBRE OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE ESPECIALISTAS/ACADÊMICOS NO ENSINO DO CONTEÚDO LUTAS NAS ESCOLAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e061, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e062.id1140. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/350. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias