JOVENS MULHERES: MOTIVOS DO ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUAS ESCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e015.id1038

Palavras-chave:

Mulheres, Educação de Jovens e Adultos, Trajetória, Direito Social

Resumo

O artigo tem por objetivo abordar as questões relativas ao abandono escolar na modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos, em duas escolas do Estado de Mato Grosso. Para atender aos objetivos do estudo foi empregada a pesquisa qualitativa, com a utilização de fontes bibliográficos, documental e a história oral. O abandono escolar demarca a grande incidência de evasão que ocorre na EJA na perspectiva da educação noturna, em especial com as mulheres. Os registros documentais coletados nas duas unidades escolares legitimam a veracidade desse problema, cujo contexto epistêmico conta com o aporte teórico de pensadores que discutem o tema, como Heleieth Saffioti, Paul Thompson e outros, cujos trabalhos dão suporte para entender a dificuldade presente na trajetória de considerável parcela da sociedade, que busca a formação escolar como um direito social. A análise dos dados mediante instrumentos utilizados na pesquisa contribuiu para legitimar a existência do problema anunciado nesta produção, que denuncia o abandono escolar de jovens alunas da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Enerci Candido Gomes, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Docente da Secretária de Estado de educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Maria das Graças Campos, UERJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Maria Geni Pereira Bilio, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Docente da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-Mato Grosso

Nair Mendes de Oliveira, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Servidora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p 19-50.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BRASIL. LDB. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/. Acesso em: 3 ago. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge>.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo Escolar da Educação de Jovens e Adultos, Brasília: Ministério da Educação e Cultura. 2006.

BRASIL. Parecer CNE/CEB, nº 23/2008. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos, desenvolvida por meio da Educação a Distância. Ministério da Educação e Cultura (MEC), 2008.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DIGIÁCOMO, Murilo José. Evasão escolar: não basta só comunicar e depois lavar as mãos. 2005. Disponível em: www.mp.mg.gov.br. Acesso em: 15 nov. 2019.

DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial – out. 2005.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Ler e escrever são também uma questão de gênero. In: LEAL. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança, um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GARRIDO, Loan Del Alcazari. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set192-ago/93, p. 33.

IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Formação em Ação, 2012. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2016.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar, 1998. Acesso em: 22 maio 2018.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, n. 14, Número 2, Julio-Diciembre. Bogotá, Colômbia, 2015.

LDB 9.394.96; Parecer CNE/CEB Nº11/2000; Resolução CNE/CEB Nº01/2000; Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/01); Plano de Desenvolvimento da Educação e em compromissos e acordos internacionais.

MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (MG, 2002 a 2006). 2009. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da UNB, Brasília, DF, 2009.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Cortez, 1992.

MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. As Construtoras da Nação: Professoras Primárias na Primeira República. Niterói, RJ: Intertexto, 1999.

PARECER CNE/CEB nº 11. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Ministério da Educação e Cultura - MEC 2000.

PAIVA, Jane. Direito à educação de aovens e adultos: concepções e sentidos. In: 9ANPED,2006. Anais... Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/ GT18- 2553-- Int.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.

PELISSARI, Allan Libânio. O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

RIFFEL, Sonia Marmol; MALACARNE, Vilmar. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina, PR, 2010.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes. Mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SAUNER, Nelita Ferraz de Mello. Alfabetização de adultos. Curitiba: Juruá, 2002.

SAWAIA, Bader. (org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2008.

SIGEDUCA. Disponível em: < http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/ geral/documento/ma nual%20sig-educa.pdf>. Acesso em: 21 set. 2018.

STEIMBACH Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões de permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado, 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

Publicado

30.04.2021

Como Citar

CANDIDO GOMES, Enerci; GRAÇAS CAMPOS, Maria das; PEREIRA BILIO, Maria Geni; OLIVEIRA, Nair Mendes de. JOVENS MULHERES: MOTIVOS DO ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUAS ESCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e015, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e015.id1038. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/378. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)