EM JULGAMENTO, O USO DE AGROTÓXICOS: ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ENSINAR QUÍMICA À ESTUDANTES DO 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p610-624.id262

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Ensino de química, Julgamento simulado

Resumo

Este estudo descreve a simulação de júri sobre o uso de agrotóxicos pela produção agrícola local como estratégia para ensinar química a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola do campo Sol Nascente, de Confresa/MT. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, desenvolvida em 2018 e que envolveu 11 estudantes devidamente matriculados desta turma. A escolha desta temática foi devido a repercussão do Projeto de Lei que altera a legislação sobre os agrotóxicos no Brasil. Antes da realização do júri simulado, os estudantes foram motivados a pesquisar sobre o assunto. Foram definidos os papéis de atuação no tribunal. Todos se empenharam no desenvolvimento das pesquisas para que pudessem desempenhar bem o papel para o qual assumiram na simulação. No término da simulação, os jurados decidiram pela condenação do agricultor que utilizava agrotóxicos, por cinco votos a favor e dois votos contra. Esta estratégia permitiu discutir conceitos e consequências provocadas pelas substâncias químicas presentes nos agrotóxicos. Com o desenvolvimento desta atividade é possível afirmar que o envolvimento com os estudos e a busca de informações para sustentar argumentos foi muito construtivo para a compreensão da química, tendo como ponto de partida a realidade do homem do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geaneis Pereira da Silva, IFMT

Especialista em Ensino de Ciências (IFMT)

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor EBTT (IFMT)

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

AZEVEDO, M. O. de; QUARTIERI, M. T.; PINO, J. C. del; MARCHI, M. I. Júri Simulado e Phillips 66: Estratégias de ensino com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 2, n.2, p. 179-196, 2017. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/75>. Acesso em: 13 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p179-196.id75

BRASIL. Lei Nº 7.802, de 11 de julho de 1989. Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7802.htm> Acesso em: 20 ago. 2018.

BRASIL. Projeto de Lei Nº 6299, de 13 de março de 2002. Altera os Art. 3º e 9º da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_imp;jsessionid=61E13968E555F9ECE0C3E38700CA3AEE.proposicoesWeb2?idProposicao=46249&ord=1&tp=completa> Acesso em: 20 ago. 2018.

FONSECA, T. M. M. Ensinar e Aprender: pensando a prática pedagógica. Ponta Grossa: SEED/PR, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1782-6.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2018.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. 1. ed., 7. Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2012.

LEÃO, M. F.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I. Julgamento Simulado sobre Aditivos Alimentares como Estratégia para Aprofundar os Conceitos Químicos. Destaques Acadêmicos, v. 05, p. 105-113, 2013. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/329>. Acesso em: 18 jul. 2018.

LEÃO, M. F. Ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino. Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, 2014.

LEMOV, D. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa e Fundação Iemann, 2011.

LOPES, R. J.; ALVES, G. Agrotóxico faz mal? É possível não usá-lo? Veja o que é verdade e mentira no debate. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 ago. 2018. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/07/agrotoxico-faz-mal-e-possivel-nao-usa-lo-veja-o-que-e-verdade-e-mentira-no-debate.shtml>. Acesso em: 5 ago. 2018.

LOPES, C. V. M.; KRÜGER, V.; DEL PINO, J. C.; SOUZA, D. O. G. Concepções de professores de Química sobre a natureza do conhecimento científico. Acta Scientiae (ULBRA), v. 9, p. 3-16, 2007.

MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 6. ed.. São Paulo-SP: Atlas, 2004.

MORAES, R.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. do C. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque, LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 11-20.

REAL, L. M. C.; MENEZES, C. Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em um grupo. In: NEVADO, R.A.; CARVALHO, M.J.S.; MENEZES, C.S. (Org.). Aprendizagem em rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre, RS: Ricardo Lenz, 2007.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Geaneis; FRANCO LEÃO, Marcelo. EM JULGAMENTO, O USO DE AGROTÓXICOS: ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ENSINAR QUÍMICA À ESTUDANTES DO 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 610–624, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p610-624.id262. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/582. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias