ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546

Palavras-chave:

Prática docente, Estágio supervisionado, Ensino de Arte/Música, Anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado em Arte/Música, nos anos finais do Ensino Fundamental, para o licenciando em Música. Com abordagem metodológica qualitativa, apresenta-se uma discussão sobre a prática docente desenvolvida no estágio à luz de diretrizes para o ensino de Arte/Música (BRASIL, 2008, 2016, 2017) e de autores que discorrem sobre o ensino de música na Educação Básica, a exemplo de Penna (2002, 2006, 2008), Loureiro (2004) e Machado (2003). A partir da prática desenvolvida e da teoria que embasou este trabalho, constata-se que é possível desenvolver o conteúdo de música de forma lúdica nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar maior compreensão da relação entre teoria e prática. Percebeu-se que a participação dos estudantes se tornou mais efetiva mediante as atividades de música e movimento, expressão corporal, exploração das possibilidades sonoro-musicais e sensibilidade auditiva.

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Biografia do Autor

Gustavo Gomes Pereira, UERN

Mestrado em Ensino (PPGE/UERN/CAPF)

Flávia Maiara Lima Fagundes, UNIRIO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM/UNIRIO) Docente do Curso de Licenciatura em Música da UERN

Maria da Paz Cavalcante, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Docente no Departamento de Educação (UERN/CAPF)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

PEREIRA, Gustavo Gomes; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; CAVALCANTE, Maria da Paz. ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23007, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/152. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias