A EDUCAÇÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOS ATUAIS CONTRATEMPOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22101.id1766

Palavras-chave:

Educação, Covid-19, Ensino remoto, TICs, Competência digital

Resumo

A pandemia descaracterizou de forma geral todo o cotidiano das pessoas e do mundo: hábitos e costumes pertencentes à cultura dos países sofreram grande transformação. Medidas de distanciamento social foram indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aceitas na maioria dos países, causando o fechamento dos setores sociais, impondo uma forma de educação, sustentada pelas TICs. Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o panorama atual da educação diante da pandemia. Aplicou-se a metodologia de revisão sistemática da literatura (RSL) dos primeiros estudos da comunidade científica brasileira sobre as consequências da pandemia do COVID-19 na educação. Embasada em produções publicadas no Portal da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março a julho/2020 mostrando os contratempos vivenciados por discentes e docentes no período. Conclui-se que o uso das TICs representa a inovação na educação.

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Biografia do Autor

Janaína Giovana da Silva, UNIC

Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIC) Professora Efetiva do Estado de Mato Grosso (SEDUC)

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, IFMT

Doutorado em Ciências da Educação (Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha). Professora e Coordenadora do Mestrado em Ensino- UNIC/IFMT Docente do Mestrado em Ensino (UNIC/IFMT) e do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

GIOVANA DA SILVA, Janaína; ANTUNES MACIEL, Cilene Maria Lima. A EDUCAÇÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOS ATUAIS CONTRATEMPOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22101, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22101.id1766. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/189. Acesso em: 25 abr. 2024.