A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO IFG DE LUZIÂNIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22045.id1492

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino, Psicologia escolar

Resumo

A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender o que é Deficiência Intelectual e como ocorre a inclusão dos discentes com DI que cursam o Ensino Médio no IFG, Campus Luziânia, e conhecer como é a representação social do tema inclusão entre os discentes sem deficiência. Trata-se de uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, incluindo a pesquisa documental. Utilizamos como instrumento de obtenção de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes, foram professores e serão incluídos ainda os alunos. Para análise dos dados, usaremos Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e pressupostos teóricos de Mantoan (2005), Crochick (2011) e Patto (2015) acerca do que é o ensino inclusivo e uma educação democrática à luz de Freire (1983, 2020). Resultados parciais: conhecer os processos inclusivos e auxiliar na melhora das ações de trabalho refletindo sobre uma prática da Psicologia Escolar pautada no compromisso ético e atuação inclusiva.

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Biografia do Autor

Jeisa Fernandes Marcondes, UNOPAR

Especialista em Psicopedagogia (UNOPAR) Mestranda em Ensino pela Universidade de Cuiabá (UNIC) Psicóloga do Instituto Federal de Goiás, Campus Luziânia (IFG)

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, UAB

Doutorado em Inovação e Sistema Educativo (UAB/Espanha) Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC) Coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIC/IFMT)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

MARCONDES, Jeisa Fernandes; ANTUNES MACIEL, Cilene Maria Lima. A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO IFG DE LUZIÂNIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22045, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22045.id1492. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/232. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias