A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO IFG DE LUZIÂNIA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22045.id1492Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino, Psicologia escolarResumo
A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender o que é Deficiência Intelectual e como ocorre a inclusão dos discentes com DI que cursam o Ensino Médio no IFG, Campus Luziânia, e conhecer como é a representação social do tema inclusão entre os discentes sem deficiência. Trata-se de uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, incluindo a pesquisa documental. Utilizamos como instrumento de obtenção de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes, foram professores e serão incluídos ainda os alunos. Para análise dos dados, usaremos Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e pressupostos teóricos de Mantoan (2005), Crochick (2011) e Patto (2015) acerca do que é o ensino inclusivo e uma educação democrática à luz de Freire (1983, 2020). Resultados parciais: conhecer os processos inclusivos e auxiliar na melhora das ações de trabalho refletindo sobre uma prática da Psicologia Escolar pautada no compromisso ético e atuação inclusiva.
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