PROJETOS DIDÁTICOS EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: ANÁLISE DE HEMOGRAMAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SAÚDE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22076.id1603

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino por investigação, Escola pública, Exame clínico, Saúde

Resumo

Sequências de Ensino Investigativas (SEI) estimulam a observação, o levantamento de hipóteses e a resolução de problemas. Este trabalho teve como objetivo construir e validar uma SEI sobre o conteúdo Tecido Conjuntivo Hematopoiético no ensino médio de uma escola pública. Construímos nossa metodologia a partir das seguintes etapas: problematização; leitura e construção de glossário; elaboração de casos clínicos; criação de hipóteses e discussão. Observamos que 80% dos estudantes demonstraram desconhecimento sobre hemograma e nenhum sabia interpretá-lo. Um glossário foi construído com 21 termos, ressignificando os conceitos. Os estudantes conseguiram descrever os diagnósticos criados pelos colegas sobre anemia, desidratação, processo infeccioso viral, processo alérgico e risco de hemorragia. A avaliação revelou que a atividade foi considerada satisfatória e o nível de complexidade foi acessível. Observamos que cada momento contribuiu na interpretação de textos, no reconhecimento de dificuldades terminológicas e na construção de hipóteses.

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Biografia do Autor

Diego Rafael Ferreira de Oliveira, UFPE

Mestre em Ensino de Biologia (UFPE) Professor da Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia

Simão Dias de Vasconcelos Filho, UFPE

PhD em Zoologia (University of Oxford) Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Docente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFPE)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

FERREIRA DE OLIVEIRA, Diego Rafael; VASCONCELOS FILHO, Simão Dias de. PROJETOS DIDÁTICOS EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: ANÁLISE DE HEMOGRAMAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SAÚDE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22076, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22076.id1603. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/215. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias