ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22044.id1557

Palavras-chave:

Proposta de ensino, Ensino de Biologia, Projeto

Resumo

As atuais propostas de ensino, junto com as transformações pelas quais as áreas de conhecimento vêm passando, proporcionam repensar as metodologias de ensino e a sua contribuição na aprendizagem significativa. O objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção dos alunos a respeito das contribuições no processo de aprendizagem de uma proposta de ensino investigativo em aulas de Biologia. As atividades foram realizadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola privada, na cidade de Cáceres-MT. Foram concretizadas no desenvolvimento de um projeto que respeitou as etapas do ensino por investigação: leituras e elaboração do problema e hipóteses, coleta e análise de dados, discussão dos resultados e apresentação do relatório final em evento científico. Ao final do desenvolvimento da proposta, os alunos participaram de uma entrevista semiestruturada a que foi possível verificar que na percepção dos discentes houve eficácia na abordagem didática de ensino por investigação no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lilian Machado Marques Vidal, UNEMAT

Mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT) Doutoranda em Ensino de Ciências (UFMS) Docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Maria Inês de Affonseca Jardim, UFMS

Doutora em Educação (UFMS) Professora titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFMS)

Wellington Pereira de Queiros, UNESP

Doutor em Educação para a ciência (UNESP-Bauru) Professor titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

MARQUES VIDAL, L. M.; AFFONSECA JARDIM, M. I. de; PEREIRA DE QUEIROS, W. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22044, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22044.id1557. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/231. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias