A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Pernambuco, Metodologia Científica, Escola Pública, Escorpionismo

Resumo

O ensino por investigação baseia-se na construção de competências associadas à pesquisa científica, com definição de problema, registro de dados, análise e interpretação de resultados, a partir da realidade do estudante. Relatamos aqui um estudo desenvolvido no ensino médio de uma escola pública do sertão pernambucano, por meio da construção e validação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), tendo como tema gerador “Artrópodos Peçonhentos”. Os estudantes vivenciaram etapas de uma pesquisa científica, desde a elaboração do projeto até a produção textual e apresentação pública dos resultados. Visando nortear o docente sintetizamos a SEI em seis etapas: i) Apresentação do projeto e contextualização teórica, ii) Construção de competências em pesquisa, iii) Elaboração dos Planos de Pesquisa, iv) Execução da pesquisa, v) Produção do relatório científico, e vi) Socialização do conhecimento. Os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica, documental, e também levantamento, por meio de entrevista com a comunidade extraescolar. Consideramos a SEI exitosa, por ter promovido o protagonismo e a aproximação discentes com a apropriação de saberes sobre artrópodos peçonhentos pela população e por profissionais especializados, contribuindo no fomento a competências previstas para o ensino médio.

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Biografia do Autor

Dilene de Lima Pantaleão (in memoriam), UFPE

Mestra em Ensino de Biologia (UFPE-CAV) Professora de Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Simão Dias Vasconcelos, UFP

PhD em Zoologia (University of Oxford) Professor na Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

LIMA PANTALEÃO (IN MEMORIAM), Dilene de; DIAS VASCONCELOS, Simão. A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e055, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/343. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias