A ATIVIDADE DE ENSINO COMO MEDIADORA DO E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22047.id1420

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Situação de Estudo, Trabalho colaborativo

Resumo

Este estudo analisou elementos da práxis docente capazes de produzir no professor a necessidade de refletir sobre sua atividade de ensino, tomada como mediadora do processo de desenvolvimento profissional docente, e que se mostraram desencadeadores de aprendizagens de conhecimentos profissionais de professor. A pesquisa, de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1988), foi desenvolvida numa escola de educação básica do município de Ijuí/RS no contexto de um processo de reestruturação curricular ocorrido nos anos de 2019 e 2020. Ela envolveu duas professoras e quatro estudantes de uma universidade comunitária e quatro professores de escola básica. Os dados emergiram de gravações em áudio dos encontros de estudo e de planejamento do ensino e de respostas de entrevistas e questionários respondidos por professores da escola. Os resultados apontam o compartilhamento de concepções e o trabalho colaborativo como elementos essenciais para o aprimoramento do desenvolvimento profissional docente, e levam à conclusão de que a assessoria da universidade e o tempo para estudo e planejamento são fundamentais para transformações da prática.

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Biografia do Autor

Juan Gabriel Perilla Jiménez, UNIJUÍ

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC/UNIJUÍ) Professor da Secretaria de Educação e da Universidade Pedagógica Nacional (Bogotá-Colômbia)

Marli Dallagnol Frison, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS) Professora e pesquisadora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC/UNIJUÍ)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

PERILLA JIMÉNEZ, Juan Gabriel; DALLAGNOL FRISON, Marli. A ATIVIDADE DE ENSINO COMO MEDIADORA DO E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22047, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22047.id1420. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/234. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias