O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e066.id1205

Palavras-chave:

Conhecimentos científico-escolares, Educação escolar, Relações sociais

Resumo

O artigo socializa compreensões acerca das implicações da educação escolar no desenvolvimento da personalidade humana, e teve por objetivo compreender e discutir a constituição desta personalidade e as implicações do trabalho educativo para o seu desenvolvimento mais pleno. A investigação é de natureza qualitativa e foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), em respostas registradas em questionário e entrevista. Estão incluídos neste estudo de caso sete professores da Educação Básica. Os dados foram analisados com apoio no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Resultados apontam a apropriação de conhecimentos científico-escolares e as relações sociais como fatores determinantes na constituição da personalidade humana. O estudo destaca que, via trabalho educativo, é possível redirecionar e potencializar a constituição da personalidade humana, pois, assim, são favorecidos o processo de aprendizagens de conteúdos e o estabelecimento de interações sadias entre alunos e professores, mediadas por instrumentos e signos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, UNIJUÍ

Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Marli Dallagnol Frison, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ)

Referências

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O desenvolvimento da personalidade na adolescência e a educação escolar: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, 2017.

BOZHÓVICH, Lydia. Las etapas de formación de la personalidad en la onteogénesis. In: La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Editorial Progreso, 1987.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde: Resolução Nº 510/2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

COPETTI, Camila et al. Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 85-104, 2020.

DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

EIDT, Nadia Mara; DUARTE, Newton. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicologia da Educação, n. 24, p. 51-72, 2007.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, SP: Centauro, 1978.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.

MALDANER, Otavio Aloisio. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova na Escola, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 343-368. (Coleção educação contemporânea).

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2011.

NÓVOA, António Sampaio da. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António Sampaio da. Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 1992

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Autores Associados, 2013.

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda. A perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: ideias para estudo e investigação do desenvolvimento dos processos cognitivos em ciências. In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa Güllich (org.). Didática das ciências. Curitiba: Prismas, 2013.

SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, v. 21, n 71, p. 45-78, 2000.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, a. xx, n. 50, p. 26-40, 2000.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de Rede de Significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. (org.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012a. Tomo III.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012b. Tomo IV.

VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

WYZYKOWSKI, Tamini; DALLAGNOL FRISON, Marli. O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e066, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e066.id1205. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/354. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias