O LUGAR QUE O ESTADO ENCONTRA A POPULAÇÃO: PERCEPÇÃO DO DOCENTE NO SERVIÇO PÚBLICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e002.id1324

Palavras-chave:

Educação, Burocracia de nível de rua, Prática docente, Secretariado Executivo

Resumo

Analisa-se a percepção dos docentes do curso bacharelado em Secretariado Executivo do IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva em relação à sua atuação na política pública educacional, a partir de conceitos de burocracia de nível de rua. O estudo exploratório é qualitativo e faz uso de entrevista semiestruturada. Os resultados são: 1) o docente está inserido em uma estrutura burocrática institucional que pauta a sua atuação e discricionariedade; 2) foram identificadas expectativas diversas, propriamente discentes desmotivados, instituição incapaz de articular um esforço pedagógico convergente, docentes que enfrentam um ambiente não ideal sem incentivos institucionais para práticas pedagógicas comuns; 3) a discricionariedade do docente se relaciona com as condições do discente; 4) o docente possui liberdade e não sofre ameaças da gestão superior; 5) dissintonia entre o que deseja o discente, planeja a gestão e executa o docente. Este artigo contribui com a agenda que trata do trabalho docente na rede pública de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vinicius da Costa Filho, UFPE

Doutorado em Ciência Política (UFPE) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMT)

Tatiane de Oliveira, UFMT

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Luiz Renato de Souza Pinto, UNESP

Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa (UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMT)

Milena Raquel Vital dos Santos

Bacharel em Secretariado Executivo

Referências

BARRETO, Maiara Couto; COSTA, Thiago de Melo Teixeira da; MEDIOTTE, Elias José. A discricionaridade dos burocratas de nível de rua no contexto da implementação de políticas públicas: uma revisão sistemática. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2020, Rio Grande do Norte. Anais de evento. Rio Grande do Norte: ANEPCP, 2020. p. 1688-1700.

BRASIL. Ministério da Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Resolução nº 3, de 23 de junho de 2005.

BRASIL. Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7377.htm#:~:text=LEI%20No%207.377%2C%20DE,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A&text=1%C2%BA%20%2D%20O%20exerc%C3%ADcio%20da%20profiss%C3%A3o,%C3%A9%20regulado%20pela%20presente%20Lei. Acesso em: 15 mai. 2021.

BRASIL. Lei nº 9261, de 10 de janeiro de 1996. Altera a redação dos incisos I e II do art. 2º, o caput do art. 3º, o inciso VI do art. 4º e o parágrafo único do art. 6º da Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9261.htm#art1. Acesso em: 15 mai. 2021

CANDAU, Vera. Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera. Maria. (Org.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, p. 13-37, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300017

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COSTA FILHO, José Vinicius; COSTA, José Vinicius; GONÇALVES-COSTA, Lyssa. A prática docente e a evasão dos cursos PROEJA no IFMT - Campus Cuiabá: uma perspectiva dos burocratas de nível de rua. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 82-96, 2017. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45

COSTA FILHO, José Vinicius; GONÇALVES-COSTA, Lyssa; COSTA, José Vinicius. Prática docente e burocracia de nível de rua: uma proposta de análise teórica. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 316-333, 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151

EXNER, Marina Katurchi; CORRÊA, Marcela Garcia; LOTTA, Gabriela; FARAH Marta Ferreira Santos. Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 33-56, jan. 2021. ISSN 1982-8632. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v14n12021p33a56

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo, Cortez. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz & Terra, 2019.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. 4ª ed. São Paulo. Cortez. Instituto Paulo Freire, 2004.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

JORGE, Ilza Valéria M. A importância da burocracia do “nível de rua” em processos de mudança organizacional: o caso do hospital municipal infantil menino Jesus. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 5. Ed. São Paulo: Atlas. 2001.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. 295f. Tese (Doutorado em Ciências políticas) Departamento de Ciências Políticas, Universidade de São Paulo, 2010.

LOTTA, Gabriela Spanghero; PIRES, Roberto Rocha C.; OLIVEIRA, Vanessa Elias. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 4, p. 463 - 492, 2014. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

LIPSKY, Michael. Toward a Theory of Street-level Bureaucracy. In: HAWLEY, Willis; LIPSKY, Michael (ed.). Theoretical Perspectives on Urban Politics. Eaglewood Cliffs, NJ: Prantice Hall, 1969.

LIPSKY, Michael. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. New York: Russell Sage Foundation, 1980. DOI: https://doi.org/10.2307/1288305

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco. 1992.

OLIVEIRA, Tatiane. PORTELA, Keyla. Empregabilidade profissional: um estudo sobre os egressos do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Revista SCRIBES, Viçosa/MG, v. 2, nº 1, jan./jun., 2021. DOI: 10.33228/scribes.2021.v2.12189. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/SCRIBES/article/view/12189/6880 . Acesso em: 04 out. de 2021, p. 23-51.

PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José; BORTH, Marcelo Rafael. Ferramentas do Secretário Executivo. 2.ed. Cuiabá/MT: Dos Autores, 2013.

PRESSMAN, Jeffrey L.; WILDAVSKY, Aaron. Implementation: how great expectations in Washington are dashed in Oakland. 3. ed. Berkeley: University of California Press, 1984.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 02/09/2021.

PUENTES-MONTOYA, Natália. Análise da discricionariedade dos professores como burocratas de nível de rua da política pública de educação. Dissertação. Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. São Paulo, 2018.

SILVA, Eliane Costa. Burocratas de nível de rua e a implementação do PROEJA: uma perspectiva de baixo pra cima. Dissertação (mestrado profissional em políticas públicas). Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100002

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

COSTA FILHO, José Vinicius da; OLIVEIRA, Tatiane de; SOUZA PINTO, Luiz Renato de; VITAL DOS SANTOS, Milena Raquel. O LUGAR QUE O ESTADO ENCONTRA A POPULAÇÃO: PERCEPÇÃO DO DOCENTE NO SERVIÇO PÚBLICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e002, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e002.id1324. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/250. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)