O LUGAR QUE O ESTADO ENCONTRA A POPULAÇÃO: PERCEPÇÃO DO DOCENTE NO SERVIÇO PÚBLICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e002.id1324

Palavras-chave:

Educação, Burocracia de nível de rua, Prática docente, Secretariado Executivo

Resumo

Analisa-se a percepção dos docentes do curso bacharelado em Secretariado Executivo do IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva em relação à sua atuação na política pública educacional, a partir de conceitos de burocracia de nível de rua. O estudo exploratório é qualitativo e faz uso de entrevista semiestruturada. Os resultados são: 1) o docente está inserido em uma estrutura burocrática institucional que pauta a sua atuação e discricionariedade; 2) foram identificadas expectativas diversas, propriamente discentes desmotivados, instituição incapaz de articular um esforço pedagógico convergente, docentes que enfrentam um ambiente não ideal sem incentivos institucionais para práticas pedagógicas comuns; 3) a discricionariedade do docente se relaciona com as condições do discente; 4) o docente possui liberdade e não sofre ameaças da gestão superior; 5) dissintonia entre o que deseja o discente, planeja a gestão e executa o docente. Este artigo contribui com a agenda que trata do trabalho docente na rede pública de educação.

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Biografia do Autor

José Vinicius da Costa Filho, UFPE

Doutorado em Ciência Política (UFPE) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMT)

Tatiane de Oliveira, UFMT

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Luiz Renato de Souza Pinto, UNESP

Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa (UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMT)

Milena Raquel Vital dos Santos

Bacharel em Secretariado Executivo

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

COSTA FILHO, José Vinicius da; OLIVEIRA, Tatiane de; SOUZA PINTO, Luiz Renato de; VITAL DOS SANTOS, Milena Raquel. O LUGAR QUE O ESTADO ENCONTRA A POPULAÇÃO: PERCEPÇÃO DO DOCENTE NO SERVIÇO PÚBLICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e002, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e002.id1324. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/250. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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