PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR

Autores

  • José Vinícius da Costa Filho UFPE
  • Lyssa Gonçalves-Costa UFMT
  • José Vinícius da Costa UFPE

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151

Palavras-chave:

Prática docente, burocracia de nível de rua, educação, políticas públicas

Resumo

Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vinícius da Costa Filho , UFPE

Doutorando em Ciência Política (UFPE) Professor de Direito (IFMT)

Lyssa Gonçalves-Costa , UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT) Professora no Idiomas sem Fronteiras (UFMT)

José Vinícius da Costa , UFPE

Mestre em Políticas Públicas (UFPE) Professor de engenharia civil (IFMT)

Referências

ABERBACH, J.; ROCKMAN, B.; PUTNAM, R. Bureaucrats and politicians in Western democracies. Cambridge: Harvard University Press, 1981. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674020047

BOLFER, M. M. M. O. Reflexões sobre prática docente: um estudo de caso sobre formação continuada de professores universitários. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.

BRASIL, Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988.

COSTA FILHO, J. V.; COSTA, J. V.; GONÇALVES-COSTA, L. A prática docente e a evasão dos cursos PROEJA no IFMT - Campus Cuiabá: uma perspectiva dos burocratas de nível de rua. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 82-96, 2017. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45

DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação Social, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/873/87313699015/. Acesso em: 10/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400015

FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidade de transformações no processo ensino-aprendizagem. Pró-reitoria de Graduação, 2009. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/caderno10.pdf. Acesso em: 15/12/2017.

JORGE, I. V. M. A importância da burocracia do “nível de rua” em processos de mudança organizacional: o caso do hospital municipal infantil menino Jesus. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2012.

LIMA, L. L.; D’ASCENZI, L. Estrutura normativa e implementação de políticas públicas. In: MADEIRA, L. M. (Org.). Avaliação de políticas públicas. Porto Alegre: UFRGS/Cegov, 2014. p. 50-63.

LIPSKY, M. Toward a Theory of Street-level Bureaucracy. In: HAWLEY, W. LIPSKY, M. (ed.). Theoretical Perspectives on Urban Politics. Eaglewood Cliffs, NJ: Prantice Hall, 1969.

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. New York: Russell Sage Foundation, 1980. DOI: https://doi.org/10.2307/1288305

LOTTA, G. S. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. 295f. Tese (Doutorado em Ciências políticas) – Departamento de Ciências Políticas, Universidade de São Paulo, 2010.

LOTTA, G. S.; PIRES, R. R. C.; OLIVEIRA, V. E. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 4, p. 463-492, 2014. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

MAY, P. J.; WINTER, S. C. Politicians, managers, and street-level bureaucrats: influences on policy implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 19, n. 3, p. 453-76, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/jopart/mum030

OLIVEIRA, A. V. Análise de políticas públicas: um enfoque aos burocratas de nível de rua sobre o PRONATEC. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR. v. 5, n. 1. 2017.

OLIVEIRA, B. R. A implementação do Programa Bolsa Família sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base. Revista do Serviço Público, v. 65, p. 517-544, 2014. Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/527>. Acesso em: 07/11/2017. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.527

RODRIGUES, M. A. Gestão de Sala de Aula em uma Escola Pública de Qualidade. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2011. 166p.

RONCARATTI, L. S. Políticas Públicas. In: RONCARATTI, L. S.; FONTENELLE, A. (Org.) Caderno de Políticas Públicas. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Vestcon: Brasília, 2008.

RUA, M. G. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014. 130p.

SILVA, E. C. Burocratas de nível de rua e a implementação do PROEJA: uma perspectiva de baixo pra cima. Dissertação (mestrado profissional em políticas públicas). Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, 2016.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222006000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02/11/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003

TUMMERS, L. G.; BEKKERS, V. J. J. M. Policy implementation, street-level bureaucracy and the importance of discretion. Public Management Review, v. 16, n. 4, p. 527-547, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/14719037.2013.841978

WEBER, M. The theory of social and economic organizations. New York: Free Press, 1947.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

COSTA FILHO , José Vinícius da; GONÇALVES-COSTA , Lyssa; VINÍCIUS DA COSTA , José. PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 316–333, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/617. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias