PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR

Autores

  • José Vinícius da Costa Filho UFPE
  • Lyssa Gonçalves-Costa UFMT
  • José Vinícius da Costa UFPE

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151

Palavras-chave:

Prática docente, burocracia de nível de rua, educação, políticas públicas

Resumo

Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional.

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Biografia do Autor

José Vinícius da Costa Filho , UFPE

Doutorando em Ciência Política (UFPE) Professor de Direito (IFMT)

Lyssa Gonçalves-Costa , UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT) Professora no Idiomas sem Fronteiras (UFMT)

José Vinícius da Costa , UFPE

Mestre em Políticas Públicas (UFPE) Professor de engenharia civil (IFMT)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

COSTA FILHO , José Vinícius da; GONÇALVES-COSTA , Lyssa; VINÍCIUS DA COSTA , José. PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 316–333, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/617. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias