MOBILIDADE INTERNACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e006.id1376

Palavras-chave:

Internacionalização do Ensino Superior, Mobilidade internacional, Aprendizagem Virtual

Resumo

Este artigo objetivou discutir a internacionalização nas Universidades, em tempos de pandemia e ensino online, a partir da perspectiva de especialistas e pesquisadores da área. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa e a análise dos dados ocorreu por meio da indução analítica e triangulação. Os resultados indicam que a internacionalização do Ensino Superior tem ocorrido por meio do intercâmbio e mobilidade acadêmica virtual, considerado uma oportunidade decorrente da pandemia, pois possibilita uma formação internacional e intercultural para uma quantidade maior de participantes. Em relação aos desafios inerentes à mobilidade virtual, as Instituições de Ensino devem atuar com protagonismo, de forma organizada e estratégica para conseguir superar a crise, implementando ações de internacionalização e se beneficiando dos ambientes virtuais. Ademais, o apoio governamental, infraestrutura adequada e a formação de professores aparecem como elementos importantes para conseguir superar a não presencialidade e atingir os objetivos da internacionalização no ensino online.

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Biografia do Autor

Josane do Nascimento Ferreira Cunha, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Irene Cristina de Mello, USP

Doutora em Educação (USP) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Abdeljalil Akkari

Pós-doutorado pela Universidade de Baltimore (Estados Unidos), Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) Professor da Universidade de Genebra (Suíça)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

FERREIRA CUNHA, Josane do Nascimento; CRISTINA DE MELLO, Irene; AKKARI, Abdeljalil. MOBILIDADE INTERNACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e006, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e006.id1376. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/254. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias