REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107Palavras-chave:
Pós-Graduação, REAMEC, Produção Científica, Amazônia LegalResumo
Este trabalho investigou os impactos da produção científica e inserção em Programas de Pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, pelos egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Para tanto, realizamos um levantamento dos currículos de vinte e nove egressos da primeira turma, mediante plataforma Lattes, constituindo-se em um trabalho descritivo e exploratório de abordagem quantitativa. O estudo mostrou que houve um aumento significativo na produção, sobretudo, em capítulos de livros e publicação em periódicos com Qualis/Capes em comparação com o período anterior à entrada no Programa. E, até fevereiro de 2017, período de coleta das informações nos currículos, sete egressos já estavam credenciados e atuando em programas de pós-graduação. Isso demonstra que o Programa vem se consolidando na região Amazônica, com perspectivas de crescimento em pesquisas, e aumento na quantidade de Programas de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
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