UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e016.id1385Palavras-chave:
Planejamento, Ensino, Projeto, Ação, FormaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as questões do planejamento do professor de língua portuguesa imbricadas no ensino da leitura. O texto segue uma abordagem didático-pedagógica de seis professores de uma escola urbana localizada em Palmas, capital do estado do Tocantins. Nesse processo, verifica-se como os professores da unidade escolar planejam suas aulas, trabalham com projetos de leitura e quais implicações são reverberadas na prática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e a análise segue a abordagem qualitativa e interpretativista dos dados. Os resultados denotam uma postura inovadora das professoras com a prática de projetos de leitura e os desafios foram apontados para a insuficiência de recursos de ensino e recepção da aula.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12, ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. DF: Brasília, 2018.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: 1ª a 3ª Série. Brasília: MEC/SEM, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/destaques?id=12598:publicacoes. Acesso em: 03 de ago. 2020.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa
qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2013.
COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. 4ª Edição, Brasília, v. 4. n. 2, p. 79-84, 1972.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. 6, ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. Formação de professores de língua portuguesa: projetos de letramento, agência e empoderamento. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 111-142.
MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; KLEIMAN, Angela B. Projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista Com Sertões, Juazeiro-BA, v. 7, n. 1, jul-dez., 2019.
OLIVEIRA, Maria do Socorro; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo; TINOCO, Glícia Azevedo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: Edufrn, 2014.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências desde a escola. TRAD. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2014.
SOUZA, Neila Nunes de; et. al. O ensino médio sob auspício da Lei nº 13.415/2017: o estado do Tocantins e a reforma desse nível de ensino. In. SOUZA, Neila Nunes de; et. al. (Orgs.). Políticas e Legislação no Ensino Médio: componentes curriculares em debate. 1ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 20-57.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.