UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e016.id1385

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino, Projeto, Ação, Formação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as questões do planejamento do professor de língua portuguesa imbricadas no ensino da leitura. O texto segue uma abordagem didático-pedagógica de seis professores de uma escola urbana localizada em Palmas, capital do estado do Tocantins. Nesse processo, verifica-se como os professores da unidade escolar planejam suas aulas, trabalham com projetos de leitura e quais implicações são reverberadas na prática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e a análise segue a abordagem qualitativa e interpretativista dos dados. Os resultados denotam uma postura inovadora das professoras com a prática de projetos de leitura e os desafios foram apontados para a insuficiência de recursos de ensino e recepção da aula.

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Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, UFT

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas, Tocantins (SEMED-TO)

Joelma Pereira Cruz dos Santos, UFT

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora na Secretaria Estadual de Educação de Palmas, Tocantins (SEDUC-TO)

Poliana Coutinho Campos da Silveira, UFT

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora na Secretaria Municipal de Educação de Palmas, Tocantins (SEMED-TO)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; CRUZ DOS SANTOS, Joelma Pereira; CAMPOS DA SILVEIRA, Poliana Coutinho. UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e016, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e016.id1385. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/264. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias