UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e016.id1385

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino, Projeto, Ação, Formação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as questões do planejamento do professor de língua portuguesa imbricadas no ensino da leitura. O texto segue uma abordagem didático-pedagógica de seis professores de uma escola urbana localizada em Palmas, capital do estado do Tocantins. Nesse processo, verifica-se como os professores da unidade escolar planejam suas aulas, trabalham com projetos de leitura e quais implicações são reverberadas na prática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e a análise segue a abordagem qualitativa e interpretativista dos dados. Os resultados denotam uma postura inovadora das professoras com a prática de projetos de leitura e os desafios foram apontados para a insuficiência de recursos de ensino e recepção da aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, UFT

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas, Tocantins (SEMED-TO)

Joelma Pereira Cruz dos Santos, UFT

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora na Secretaria Estadual de Educação de Palmas, Tocantins (SEDUC-TO)

Poliana Coutinho Campos da Silveira, UFT

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora na Secretaria Municipal de Educação de Palmas, Tocantins (SEMED-TO)

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12, ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. DF: Brasília, 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: 1ª a 3ª Série. Brasília: MEC/SEM, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/destaques?id=12598:publicacoes. Acesso em: 03 de ago. 2020.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa

qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2013.

COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. 4ª Edição, Brasília, v. 4. n. 2, p. 79-84, 1972.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. 6, ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. Formação de professores de língua portuguesa: projetos de letramento, agência e empoderamento. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 111-142.

MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; KLEIMAN, Angela B. Projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista Com Sertões, Juazeiro-BA, v. 7, n. 1, jul-dez., 2019.

OLIVEIRA, Maria do Socorro; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo; TINOCO, Glícia Azevedo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: Edufrn, 2014.

PERRENOUD, Philippe. Construindo competências desde a escola. TRAD. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2014.

SOUZA, Neila Nunes de; et. al. O ensino médio sob auspício da Lei nº 13.415/2017: o estado do Tocantins e a reforma desse nível de ensino. In. SOUZA, Neila Nunes de; et. al. (Orgs.). Políticas e Legislação no Ensino Médio: componentes curriculares em debate. 1ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 20-57.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; CRUZ DOS SANTOS, Joelma Pereira; CAMPOS DA SILVEIRA, Poliana Coutinho. UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e016, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e016.id1385. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/264. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias