NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037Palavras-chave:
Narrativa, Professor, Leitor, ExperiênciaResumo
O presente texto apresenta um ensaio sobre a formação leitora de um professor recém-formado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudo parte da inquietação dos pesquisadores em saber como foram as experiências leitoras de professores recém-formados e quais são suas percepções acerca da docência. Assim, tomamos como objeto a narrativa de um professor para representar esse ato tão especial que é a imersão em práticas letradas. Adota-se nesta pesquisa o estudo de caso e o procedimento entrevista, transcrição e análise de dados. Para isso, amparamos no pressuposto do interacionismo discursivo da perspectiva de Bakhtin (2011) e de outros autores. Para chegar ao objetivo principal, analisa-se os dados coletados a partir de três perguntas: Por que você escolheu ser professor? Como foram suas experiências com a leitura ao longo da vida? Que importância teve a leitura na sua vida? Os resultados apontam para uma reflexão sobre o fato de que a docência foi uma escolha pessoal do participante e que a leitura permitiu a este que vivenciasse um trajeto brilhante e promissor em seus estudos.
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