NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037

Palavras-chave:

Narrativa, Professor, Leitor, Experiência

Resumo

O presente texto apresenta um ensaio sobre a formação leitora de um professor recém-formado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudo parte da inquietação dos pesquisadores em saber como foram as experiências leitoras de professores recém-formados e quais são suas percepções acerca da docência. Assim, tomamos como objeto a narrativa de um professor para representar esse ato tão especial que é a imersão em práticas letradas. Adota-se nesta pesquisa o estudo de caso e o procedimento entrevista, transcrição e análise de dados. Para isso, amparamos no pressuposto do interacionismo discursivo da perspectiva de Bakhtin (2011) e de outros autores. Para chegar ao objetivo principal, analisa-se os dados coletados a partir de três perguntas: Por que você escolheu ser professor? Como foram suas experiências com a leitura ao longo da vida? Que importância teve a leitura na sua vida? Os resultados apontam para uma reflexão sobre o fato de que a docência foi uma escolha pessoal do participante e que a leitura permitiu a este que vivenciasse um trajeto brilhante e promissor em seus estudos.

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Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, UFMS

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS) Professor na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFT)

Poliana Alves de Oliveira, UFSM

Especialista em Gestão Educacional (UFSM) Secretária escolar na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; ALVES DE OLIVEIRA, Poliana. NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e032, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/318. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias