ANÁLISE DO CONTEÚDO “DECOMPOSIÇÃO ORGÂNICA” NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DA ORIGEM DA VIDA À BIOTECNOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e030.id1411Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Material Didático, Francesco Redi, InsetosResumo
O livro didático é o principal recurso adotado na escola pública e sua leitura crítica contribui para uma utilização mais eficiente, especialmente no caso de conteúdos abordados ao longo das três séries do ensino médio, como “Decomposição Orgânica” (DO). Nesta pesquisa, analisamos seis coleções de Biologia para o Ensino Médio, buscando caracterizar a abordagem do conteúdo nas diferentes séries, sua contextualização, profundidade, articulação com outras disciplinas e sua valorização na Biologia Aplicada. De modo geral, DO é abordado de forma satisfatória e em diversos momentos, em todos os livros. Observamos interdisciplinaridade da Biologia, especialmente com a Química, e uma ênfase aplicada à Biotecnologia, à Ecologia da Conservação e à Entomologia Forense. Concluímos que a DO vem sendo abordada satisfatoriamente nas três séries do ensino médio, especialmente nos conteúdos Origem da Vida, Ecologia de Populações, e Ciclos Biogeoquímicos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Argus Vasconcelos; SILVA, Lucélia Santana Torres.; BRITO, Rosanne Lopes. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2008.
ALVAREZ, Beatriz. Livro didático, análise e seleção. In: MOREIRA, Marco Antônio; AXT, Rolando. Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra. p. 18-46, 1991
AQUINO, Laise Barbosa. Entomologia no nível médio: limites e possibilidades dos conteúdos dos livros didáticos e do processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
BATISTA, Marcus Vinicius Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara Silva; CÂNDIDO, Alexandre Luna. Análise do tema Virologia em livros didáticos do ensino médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 145-158, 2010.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: De Indivíduos a Ecossistemas. São Paulo: Artmed, 2007.
BENBOW, Mark Eric; BARTON, Philip.; ULYSHEN, Michael; BEASLEY, James; DEVAUT, Travis; STRICKLAND, Michael; TOMBERLIN, Jeffery; JORDAN, Heather; PECHAL, Jennifer. Necrobiome framework for bridging decomposition ecology of autotrophically and heterotrophically derived organic matter. Ecological Monographs, v. 89, n. 1, p. 1-26, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 18 mar. 2019.
BRAUNSTEIN, Guilherme Kunde; EICHLER, Marcelo Leandro. Análise iconográfica do tópico evolução biológica em livros didáticos de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 95-115, 2017.
DURÉ, Ravi Cajú; ANDRADE, Maria José Dias; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
FERREIRA, Poliana Flávia Maia; JUSTI, Rosária Silva. A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 1, p. 38-50, 2004.
FREIRE, Caio Castro; CASTRO, Rafael Gil; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 131-148, 2016.
FREITAG, Barbara; COSTA, Wanderli Ferreira; MOTTA, Valéria Rodrigues. O Livro Didático em Questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.
GRAY, David. Pesquisa no Mundo Real. 2ª. ed., São Paulo: Ed. Penso, 2012.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
LACERDA, Divaniella Oliveira; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Experimentação: análise de Conteúdo dos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio (publicados no período de 2003 a 2013). Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 163-183, 2017.
LOPES, Welinton Ribamar; VASCONCELOS, Simão Dias. Representação e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 149-165, 2012.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
NIEBISCH, Carolina Heyse; SOUZA, Leila Cristina Aoyama Barbosa. Bioquímica nos livros didáticos de Biologia: análise da presença de obstáculos epistemológicos. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 14-25, 2016.
OLIVEIRA, Michele Assis; ROSA, Russel Teresinha Dutra; FURTADO, Tanara Forte. Análise étnico-racial de imagens em livros didáticos de biologia. Dialogia, n. 39, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/39.2021.20389.
PARKE, Emily. Flies from meat and wasps from trees: Reevaluating Francesco Redi’s spontaneous generation experiments. Studies in History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences, v. 45, p. 34–42, 2014.
PECHAL, Jennifer; BENBOW, Marc Eric; CRIPPEN, Tawni; TARONE, Aaron; TOMBERLIN, Jeffery. Delayed insect access alters carrion decomposition and necrophagous insect community assembly. Ecosphere, v. 5, n. 4, p. 1-21, 2014.
PINHEIRO, Regiane Machado de Souza; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo Oliveira. O conceito de célula em livros didáticos de Biologia. Ciência & Educação, v. 27, 2021, Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320210010
ROSEMAN, Jo Ellen, STERN, Luli; KOPPAL, Mary Ann. Method for analyzing the coherence of high school Biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, v. 47, n. 1, p. 47–70, 2010.
SCHIZAS, Dimitrios; KATRANA, Evagelia; STAMOU, George. Introducing network analysis into science education: Methodological research examining secondary school students’ understanding of ‘decomposition’. International Journal of Environmental and Science Education, v. 8, p. 175-198, 2013.
TOMOTANI, João Vitor; SALVADOR, Rodrigo Brincalepe. Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, vol. 1, n. 1, p. 5-18, 2017.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental – Proposta de Critérios para Análise do Conteúdo Zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
VILARINHO, Lúcia Regina Goulart; SILVA, Jovana de Souza Nunes. A Avaliação do livro didático como instrumento de afirmação da autonomia da escola e de seus docentes. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 21, p. 403-428, 2015.
VOJÍR, Karel; RUSEK, Martin. Science education textbook research trends: a systematic literature review. International Journal of Science Education, v. 41, p. 1496-1516, 2019.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. A decomposição da matéria orgânica nas concepções de alunos do ensino fundamental: aspectos relativos à educação ambiental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 67-75, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.