PROFESSORES EXPERIENTES: ENVELHECIMENTO NA PROFISSÃO E FINAL DE CARREIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e031.id1051

Palavras-chave:

Professores experientes, Legado docente, Percurso profissional

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de campo, de caráter exploratório e natureza qualitativa, para identificar percepções de professores da Educação Básica, em final de carreira, a respeito de sua trajetória de vida e desenvolvimento profissional. O público-alvo foi composto por quinze professores com média de 32.5 anos de experiência docente, com formação superior e pós-graduação concluída, atuantes em escolas públicas da Região do Alto Uruguai Gaúcho. A coleta de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com análise qualitativa de caráter dialético. A base teórica está composta por autores como: Arroyo (2000), Bondía (2002), Bragança (20120, Cau-Bareille (2014), Josso (2004), dentre outros. Acredita-se que escutar a voz dos professores e refletir sobre suas trajetórias de vida possa auxiliar a construir alternativas para orientar os iniciantes da carreira docente e despertar a necessidade de pensar processos de formação que assumam a perspectiva do fortalecimento da identidade, da permanência e do desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI Frederico Westphalen-RS (PPGEDU- URI)

Claudionei Vicente Cassol, URI

Doutorado em Educação (Unijuí) Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza (CEEDO) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI Frederico Westphalen-RS (PPGEDU-URI)

Maiara Gonçalves Carpes, URI

Acadêmica do Curso de Medicina da URI Erechim, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

NOGARO, Arnaldo; VICENTE CASSOL, Claudionei; GONÇALVES CARPES, Maiara. PROFESSORES EXPERIENTES: ENVELHECIMENTO NA PROFISSÃO E FINAL DE CARREIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e031, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e031.id1051. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/317. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias