ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REMOTA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e061.id1128Palavras-chave:
Ensino, Língua Inglesa, EJA, Metodologias Ativas, TDICResumo
Este artigo apresenta dados de pesquisa sobre o uso de metodologias ativas, como a “sala de aula invertida”, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do estudo foi compreender a respeito da plataforma designada para a mediação das aulas, a metodologia ativa escolhida e o contexto de ensino remoto. A pesquisa foi aplicada em escola pública no município de Primavera do Leste/MT, investigando duas turmas de Ensino Médio. Como técnica para o levantamento de dados, adotou-se a observação participante e a aplicação de questionários estruturados como instrumento para a coleta, utilizando a ferramenta Google Forms e disseminados por grupos de WhatsApp das turmas. Os dados foram analisados com base em autores que investigam a prática da sala de aula invertida e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Sobre os resultados, com relação as condições técnicas, o acesso à internet e dispositivos com configurações mínimas representam dificuldades no processo, quanto a metodologia, fomentar o uso das TDIC, a dependência do professor na realização das atividades e a autonomia são aspectos que demonstram a necessidade de serem intensificados em propostas futuras.
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