ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REMOTA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e061.id1128

Palavras-chave:

Ensino, Língua Inglesa, EJA, Metodologias Ativas, TDIC

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa sobre o uso de metodologias ativas, como a “sala de aula invertida”, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do estudo foi compreender a respeito da plataforma designada para a mediação das aulas, a metodologia ativa escolhida e o contexto de ensino remoto. A pesquisa foi aplicada em escola pública no município de Primavera do Leste/MT, investigando duas turmas de Ensino Médio. Como técnica para o levantamento de dados, adotou-se a observação participante e a aplicação de questionários estruturados como instrumento para a coleta, utilizando a ferramenta Google Forms e disseminados por grupos de WhatsApp das turmas. Os dados foram analisados com base em autores que investigam a prática da sala de aula invertida e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Sobre os resultados, com relação as condições técnicas, o acesso à internet e dispositivos com configurações mínimas representam dificuldades no processo, quanto a metodologia, fomentar o uso das TDIC, a dependência do professor na realização das atividades e a autonomia são aspectos que demonstram a necessidade de serem intensificados em propostas futuras.

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Biografia do Autor

Dayane Artuzi, IFMT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - UNIC/IFMT) Professora da Educação Básica de Mato Grosso (Seduc/MT)

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, UFMT

Pós-doutorado (UFMT). Doutora em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - UNIC/IFMT)

José Serafim Bertoloto, UFMT

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

ARTUZI, D.; FERNANDES DA FONSECA VOLTOLINI, A. G. M.; SERAFIM BERTOLOTO, J. ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REMOTA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e061, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e061.id1128. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/349. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias