ENSINO, TECNOLOGIAS E PROFESSORES: RETRATO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL MATO-GROSSENSE A PARTIR DA PESQUISA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22104.id1748

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Escola, Ensino, Professores, Formação docente

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a estrutura de uma escola pública municipal, situada em Cuiabá-MT, quanto aos recursos e materiais didáticos disponíveis, com recorte nas mídias e tecnologias digitais, a fim de relacioná-los com as expectativas e o cenário imposto pela cultura digital. Ainda, o texto apresenta dados sobre o corpo docente, propondo uma análise e discussão a respeito dos professores e a relação com as tecnologias. Para isso, realizamos uma pesquisa-ação, em que os instrumentos para a coleta de dados foram questionário e entrevista em grupo. Para este artigo, serão apresentados, além de informações que constam no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dados obtidos por meio da aplicação do questionário com 29 docentes. Conclui-se que há um cenário positivo sobre a relação das mídias e tecnologias digitais, porém a estrutura disponível nas escolas e formação docente precisam ser ampliadas.

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Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, UNIC

Doutora em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UNIC)

Sidnayra Antônia Gadelha da Cruz, IFMT

Mestranda em Ensino (UNIC/IFMT) Professora da Rede Básica de Ensino (Cuiabá e Várzea Grande - MT)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

FERNANDES DA FONSECA VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes; GADELHA DA CRUZ, Sidnayra Antônia. ENSINO, TECNOLOGIAS E PROFESSORES: RETRATO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL MATO-GROSSENSE A PARTIR DA PESQUISA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22104, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22104.id1748. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/192. Acesso em: 5 nov. 2024.

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