O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200Palavras-chave:
IDEB, Qualidade Educacional, Gestão EscolarResumo
O estudo buscou discutir o papel do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na qualidade da educação no município de Santo Antônio do Monte- MG e teve como objetivo principal levantar evidências quantitativas e qualitativas para investigar as percepções das equipes gestoras das escolas estaduais da rede pública em relação ao IDEB nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a qualidade da educação. A metodologia consistiu em uma análise quantitativa de dados do IDEB, desde a sua criação até os dias atuais nas três escolas. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os gestores, discutindo suas percepções a partir da literatura. Os resultados evidenciaram que a qualidade da educação não pode apenas ser mensurada pelo IDEB, e que outras variáveis deveriam ser consideradas para que os resultados fossem mais fidedignos.
Downloads
Métricas
Referências
CAMARGO, Rubens Barbosa de; PINTO, José Marcelino de Rezende; GUIMARÃES, José Luiz. Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação. Cadernos de pesquisa, v. 38, p. 817-839, 2008.
CHIRINÉA, Andréia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., [s. l.], v. 23, ed. 87, p. 461-484, abr./jun 2015.
COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, ed. 59, p. 229-258, abr/jun 2008.
DA PAZ, Fábio Mariano; RAPHAEL, Hélia Sônia. Contribuições para o debate sobre a escola pública: o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). In: Colloquium Humanarum.
DE AZEVEDO, Janete Maria Lins. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 27, n. 3, mar. 2012.
DIAS DE SOUSA, Raimunda Aurea; GUEDES, Débora Cristina. Avaliações internas e externas na escola: um estudo de caso na escola estadual de alternância em Petrolina-PE. Plures Humanidades, v. 21, n. 1, 2021.
FERNANDES, Reynaldo. A universalização da avaliação e a criação do IDEB: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, [s. l.], v. 29, ed. 96, p. 99-111, 16 set. 2016.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de desenvolvimento da educação básica (ideb). Brasília: Inep, 2007.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil, estados, municípios e escolas. Brasília: INEP, 2009.
FERREIRA, Nádia dos Santos et al. Uma análise sobre os resultados do IDEB e a visão dos gestores das escolas públicas do município de Salgueiro/PE. Revista Opara – Ciências Contemporâneas Aplicadas, Petrolina, v. 8, ed. 2, p. 26-41, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 965-987, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. Ed. – 8. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2006.
IDEB.IDEB- Resultados e Metas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.
MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação interna no contexto das avaliações externas: desafios para a gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], v. 30, ed. 1, p. 63-78, jan/abr 2014.
MEC. Conheça o IDEB. Ministério da Educação. Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb. Acesso em: 16 de setembro de 2020.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, 2005.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação brasileira. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 27, ed. 1, p. 7-28, jun 2014.
SILVA, Isabelli Fiorelli. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, ed. 47, p. 427-448, set/dez 2010.
POLLITT, Christopher. (1993). Managerialism and the public services. Oxford: UK; Cambridge: USA.
TRAVITZKI, Rodrigo. Qual é o grau de incerteza do Ideb e por que isso importa?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 107, p. 500-520, 2020.
VIEIRA, Nilceia; CÔCO, Valdete. Avaliação e Qualidade: Diferentes percursos na educação básica. Roteiro, Joaçaba, v. 40, ed. 1, p. 127-148, jan/jun 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.