O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200

Palavras-chave:

IDEB, Qualidade Educacional, Gestão Escolar

Resumo

O estudo buscou discutir o papel do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na qualidade da educação no município de Santo Antônio do Monte- MG e teve como objetivo principal levantar evidências quantitativas e qualitativas para investigar as percepções das equipes gestoras das escolas estaduais da rede pública em relação ao IDEB nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a qualidade da educação. A metodologia consistiu em uma análise quantitativa de dados do IDEB, desde a sua criação até os dias atuais nas três escolas. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os gestores, discutindo suas percepções a partir da literatura. Os resultados evidenciaram que a qualidade da educação não pode apenas ser mensurada pelo IDEB, e que outras variáveis deveriam ser consideradas para que os resultados fossem mais fidedignos.

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Biografia do Autor

Jéssica Oliveira de Souza, UNIFOR

Licenciatura em Educação Física (UNIFOR- MG) Professora de Educação Básica- Educação Física (Rede Pública Estadual) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos)

Renato Vieira de Sá, UFABC

Licenciatura em Matemática (UFABC) Professor de Educação Básica- Matemática (Rede Pública Estadual) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos)

Dandara Lorrayne do Nascimento, IFMG

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos) e Discente Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, Jéssica; VIEIRA DE SÁ, Renato; LORRAYNE DO NASCIMENTO, Dandara. O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e065, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/353. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias