E-SPORTS: EVIDENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM TORNEIO DE JOGOS DIGITAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e011.id964

Palavras-chave:

Educação Básica, Tecnologia e Educação, Videogames na educação

Resumo

Os e-Sports são uma vertente competitiva dos jogos digitais de abordagem profissional, com características semelhantes aos esportes tradicionais. Dito isso, temos por objetivo identificar como o processo de construção de um torneio de jogos digitais por estudantes do ensino médio de uma escola privada pode desenvolver uma aprendizagem colaborativa. A referida experiência teve a duração de cinco semanas, culminando com a realização de um torneio de League of Legends. Como metodologia de pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para coletar os dados produzidos utilizou-se um diário de campo. Os dados foram sistematizados em mapas conceituais categorizados em: autonomia, interação e colaboração. De um modo geral, podemos concluir que a abordagem adotada para delinear a construção do torneio promoveu um ambiente que propiciou a aprendizagem colaborativa com base na interação, autonomia e colaboração dos estudantes no decorrer da construção do torneio.

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Biografia do Autor

José Ricardo Lopes Ferreira, UFAL

Mestre em Educação (PPGE/UFAL) Professor Auxiliar I da Estácio de Sá - Faculdade de Alagoas (Estácio/FAL)

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, UFAL

Doutor em Educação (PPGE/UFAL) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAL) Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

LOPES FERREIRA, José Ricardo; SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL, Fernando. E-SPORTS: EVIDENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM TORNEIO DE JOGOS DIGITAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e011, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e011.id964. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/374. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias