A MÚSICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM DO PENSAMENTO FILOSÓFICO: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM ADORNO, HORKHEIMER E ARENDT COM ADOLESCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984

Palavras-chave:

Música, Banalidade do Mal, Indústria Cultural

Resumo

Historicamente, a música é uma construção humana da subjetividade e criatividade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, uma construção da identidade de grupo. A música revela ansiedades, modo de ser e desejos de uma sociedade, entre outros. Analisar as letras de músicas é desvendar um universo dentro de uma comunidade em determinado contexto. No presente trabalho, os alunos do terceiro ano do ensino médio foram instigados a analisarem músicas de diversos gêneros musicais, escolhidas a critério deles mesmos, com as temáticas: racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e feminicídio. Objetivou-se explicitar as relações entre as letras de músicas conhecidas e como a mensagem reproduzida é introjetada e normalizada pelos ouvintes, não importando o discurso excludente ou opressor destas.  Os participantes, após o processo de escolha, puderam discutir os conceitos de indústria cultural, propaganda, cultura de massas (Escola de Frankfurt) e a banalização da maldade (Hannah Arendt), com resultado surpreendente do interesse dos alunos e ampliação de seu senso crítico em relação ao mundo ao seu redor.

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Biografia do Autor

Merielle Camilo, UNICENTRO

Mestrado em Bioenergia (UNICENTRO) Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)

Marcos Cesar Danhoni Neves, UNICAMP

Doutorado em Educação (UNICAMP) Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Belmiro Marcos Beloni, UNICENTRO

Mestre em Geografia (UNICENTRO) Técnico em Assuntos Educacionais (UTFPR) e Professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)

Alessandra Dutra, UNESP

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP) Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

CAMILO, Merielle; DANHONI NEVES, Marcos Cesar; MARCOS BELONI, Belmiro; DUTRA, Alessandra. A MÚSICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM DO PENSAMENTO FILOSÓFICO: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM ADORNO, HORKHEIMER E ARENDT COM ADOLESCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e020, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/383. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias