REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e026.id1045

Palavras-chave:

Perspectiva sócio-histórica, Psicanálise, Práticas significativas

Resumo

Os conceitos de adolescência e juventude nem sempre existiram, mas foram construídos ao longo da história da humanidade. É relevante discutir essas definições e pensar no que consistem a adolescência e a juventude a fim de que se possa apontar caminhos para a construção de práticas significativas para esses públicos. A partir da questão norteadora “Como a literatura no âmbito das Ciências Sociais, Humanidades e Psicologia, de modo particular, conceitua a adolescência e a juventude?”. O presente estudo se caracteriza como uma revisão de literatura do tipo integrativa - que consiste numa síntese de ideias e conceitos a partir de etapas bem definidas de seleção e avaliação de estudos -, com o objetivo de analisar como os conceitos de adolescência e juventude têm sido discutidos nos referidos campos da literatura acadêmica. Foi possível encontrar uma predominância de artigos baseados na perspectiva sócio-histórica e na psicanálise, que, embora divirjam em alguns aspectos, apontam para a necessidade de um distanciamento de visões puramente desenvolvimentistas e naturalizantes. Conclui-se que para a construção de práticas significativas junto aos adolescentes e jovens, faz-se necessário um olhar contextualizado, sem encerrar uma identidade preestabelecida, trazendo as multiplicidades de cada sujeito.

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Biografia do Autor

Larissa Horácio Barbosa-Silva, IFMA

Especialista em Educação Especial/Inclusiva Psicóloga do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, IFMA

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos,  Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA)

Francisco Adelton Alves Ribeiro, IFMA

Doutor em Biotecnologia,  Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

BARBOSA-SILVA, Larissa Horácio; SCHALCHER PEREIRA, Álvaro Itaúna; ADELTON ALVES RIBEIRO, Francisco. REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e026, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e026.id1045. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/389. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias