MONITORAMENTO DO METAL CROMO TOTAL NA BACIA DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA NA ÁREA URBANA DE BARRA DO GARÇAS/MT: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1666-1682.id938Palavras-chave:
Ensino de Química, Alfabetização Científica, Contexto de AprendizagemResumo
Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido nos rios Araguaia e Garças, perímetro urbano da cidade goiana de Aragarças e das mato-grossenses Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Nosso objetivo foi delinear o ensino de química a partir de um problema real e local, demonstrando no processo a importância do conhecimento químico na leitura e interpretação de fenômenos provenientes da ação antrópica na natureza. A pesquisa é mista em função da associação de dados quantitativos e qualitativos. Nossos dados advêm das revelações do contexto (rios) e das análises, as quais tiveram como referencial o método NBR 10.739 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da técnica de espectrometria de absorção atômica (EAA). As evidenciações durante, e os relatos após a finalização da pesquisa serviram de base para a constatação da instrumentalização discente, mostrando a importância da apropriação do conhecimento químico e do contexto na alfabetização científica.
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