MONITORAMENTO DO METAL CROMO TOTAL NA BACIA DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA NA ÁREA URBANA DE BARRA DO GARÇAS/MT: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1666-1682.id938

Palavras-chave:

Ensino de Química, Alfabetização Científica, Contexto de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido nos rios Araguaia e Garças, perímetro urbano da cidade goiana de Aragarças e das mato-grossenses Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Nosso objetivo foi delinear o ensino de química a partir de um problema real e local, demonstrando no processo a importância do conhecimento químico na leitura e interpretação de fenômenos provenientes da ação antrópica na natureza. A pesquisa é mista em função da associação de dados quantitativos e qualitativos. Nossos dados advêm das revelações do contexto (rios) e das análises, as quais tiveram como referencial o método NBR 10.739 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da técnica de espectrometria de absorção atômica (EAA). As evidenciações durante, e os relatos após a finalização da pesquisa serviram de base para a constatação da instrumentalização discente, mostrando a importância da apropriação do conhecimento químico e do contexto na alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro Mueller, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Mestre em Educação (UFMT)

Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Araguaia)

Kaique de Oliveira, UFMT

Graduando em Química (UFMT/Campus Araguaia)

Wagner Batista dos Santos, UFMT

Doutor em Ciências com Habilitação em Química Inorgânica (UFSCar) Mestre em Química (UFU) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Araguaia)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

RIBEIRO MUELLER, Eduardo; OLIVEIRA, Kaique de; BATISTA DOS SANTOS, Wagner. MONITORAMENTO DO METAL CROMO TOTAL NA BACIA DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA NA ÁREA URBANA DE BARRA DO GARÇAS/MT: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1666–1682, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1666-1682.id938. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/392. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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