DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753

Palavras-chave:

Análise de discurso, Ensino de Biologia, Formação de professores

Resumo

As tecnologias digitais se constituem por recursos pedagógicos que adentram a escola e podem auxiliar aos docentes no desenvolvimento da prática educativa, em especial, nos dias de hoje. O objetivo do artigo, portanto, é analisar e compreender os efeitos de sentidos produzidos por professores sobre as tecnologias digitais na prática docente de Biologia. A pesquisa se orientou pelo referencial da Análise de Discurso numa perspectiva qualitativa e contou com a participação de professores da rede pública. Os resultados indicam que há diferentes sentidos da interação das tecnologias digitais no ensino de Biologia, mas que convergem para um efeito de inclusão e enfrentamento das tecnologias digitais na prática docente dos professores. Conclui-se que é pertinente mais debates e integração das tecnologias digitais nos cursos de formação de professores, levando-se em conta que o papel destas tecnologias pode tanto sublimar quanto declinar a partir da interação/interpretação que constrói sobre elas.

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Biografia do Autor

Luana de Moraes Margatto, UFPR

Graduada em Ciências Biológicas (UFPR) Professora na Rede Particular de Ensino (PR)

Leandro Siqueira Palcha, UFPR

Doutor em Educação (UFPR) Professor da Universidade Federal do Paraná (DTPEN, PPGE e PPGECM)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

MORAES MARGATTO, Luana de; SIQUEIRA PALCHA, Leandro. DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 901–921, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/439. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias