TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Cerrado, Jogos Didáticos

Resumo

Os jogos têm sido considerados cada vez mais popular no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, sabemos pouco sobre a eficácia dos jogos na aquisição de conhecimentos dos estudantes. Considerando a importância desta ferramenta no ensino, este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de um jogo de tabuleiro em trabalhar o bioma Cerrado com estudantes do ensino médio. A aplicação do jogo seguiu os Três Momentos Pedagógicos e foi avaliada com base na em observações de campo, na Taxonomia de Bloom revisada e com auxílio de um questionário. Desta forma, foi possível observar que a atividade conseguiu atingir os estudantes, desenvolvendo e aprimorando os conceitos do bioma Cerrado. Esses conceitos foram verificados conforme avaliação proposta segundo a Taxonomia de Bloom. Desta forma, acreditamos que o uso de jogos para tratar temas tais como os biomas têm grande potencial de ser utilizado no ensino médio.

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Biografia do Autor

Alexandre Ferreira Nunes, UnB

Mestre em Ensino de Biologia (UnB) Professor na Instituição Colégio Estadual Herta Layser O’Dwyer

João Paulo Cunha de Menezes, UnB

Doutor em Ciências (UFLA) Professor Adjunto na Universidade de Brasília (UnB) Doutor na Instituição UFLA

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

FERREIRA NUNES, Alexandre; CUNHA DE MENEZES, João Paulo. TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1076–1092, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/449. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias