PERCEPÇÃO E LEVANTAMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUIABÁ/MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p212-226.id399

Palavras-chave:

Ensino básico, Resíduos sólidos urbanos, Reciclagem e reutilização de materiais

Resumo

Nas últimas décadas, o aumento da produção de lixo urbano fez com que o acúmulo deste atingisse a capacidade máxima dos aterros sanitários, gerando problemas sociais. Assim, há a necessidade de encontrar um destino ambientalmente adequado para estes materiais, e a reciclagem é uma das melhores soluções para resolver o problema de acúmulo de resíduos sólidos. O estudo realizado com alunos de uma escola municipal em Cuiabá/MT, teve por objetivo analisar a percepção ambiental em relação à Educação Ambiental e Prática dos 3’Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). A abordagem metodológica ocorreu por meio de palestra, oficina voltada à temática, orientações sobre os 3R’s e avaliação da percepção ambiental dos alunos através da aplicação de questionários, além da proposição a separação dos resíduos sólidos em casa. Nos resultados foi possível verificar a percepção como um todo, acerca do que os alunos entendem sobre os temas ligados ao meio ambiente, sua importância e a necessidade de sua proteção. Espera-se que estes discentes levem a experiência que tiveram em sala de aula, para dentro de suas casas, influenciando nos hábitos familiares e até mesmo da vizinhança, disseminando assim, os conhecimentos adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Costa de Souza Raupp, UFMT

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Josane do Nascimento Ferreira Cunha, UFMT

Doutoranda REAMEC pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Referências

BONACORSO, Fabiano Moreira. Educação ambiental: Ensino x Aprendizagem. 2009. 62f. Monografia (Especialista em Educação Ambiental) – Instituto a Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Florianópolis, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial da União de 28 abr. 1999.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial da União de 03 ago. 2010.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

LARANJA, Alyne Leite Brandão. Diagnóstico da percepção ambiental em uma escola pública no bairro Cohab Cristo Rei, em Várzea Grande-MT. 2016. 34f. Monografia (Tecnólogo em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2016.

MARCON, Gabriele Teresa Gadens; ANDRADE, Márcia Cristina Kravetz; VENERAL, Débora Cristina. Os desafios da educação ambiental frente á política nacional de resíduos sólidos. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 5, n. 3, p. 119-137, jan/jun. 2014.

MARCZWSKI, Maurício. Avaliação da percepção ambiental em uma população de alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. 2006. 188f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) Pós-graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

MARINS, Evandro dos Santos. Educação ambiental em uma escola municipal de Cuiabá (MT): Realização de atividades ambientais e análise dos seus impactos. 2014. 43f. (Tecnologia em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.

MEDEIROS, Gleide Mirtes Batista de. A importância da Educação Ambiental como prática e vivência em uma escola estadual em Várzea Grande-MT. 2012. 37f. Monografia (Tecnologia em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2012.

MEIRELLES, Maria de Souza; SANTOS, Marly Terezinha dos. Educação Ambiental: uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada em professores: subsídios ao exercício da docência. Revista Fundamentos, Piauí, v.02, n.1, p.17-31. 2015.

SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. Santa Maria, 2007. 53f. Monografia (Pós-graduação em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. 2007.

SILVA, Letícia Kédina da. Percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental de duas instituições públicas de educação de Cuiabá/MT. Cuiabá, 2014. 31f. Monografia (Tecnologia em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT. 2014.

SOUZA, Fernanda Silveira Carvalho de. Educação Ambiental: conferências. Cuiabá: Instituto Federal de Mato Grosso, 2014. 19f. Apostila.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

COSTA DE SOUZA RAUPP, Jaqueline; NASCIMENTO FERREIRA CUNHA, Josane do. PERCEPÇÃO E LEVANTAMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUIABÁ/MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 212–226, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p212-226.id399. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/558. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias