PERCEPÇÃO E LEVANTAMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUIABÁ/MT
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p212-226.id399Palabras clave:
Ensino básico, Resíduos sólidos urbanos, Reciclagem e reutilização de materiaisResumen
Nas últimas décadas, o aumento da produção de lixo urbano fez com que o acúmulo deste atingisse a capacidade máxima dos aterros sanitários, gerando problemas sociais. Assim, há a necessidade de encontrar um destino ambientalmente adequado para estes materiais, e a reciclagem é uma das melhores soluções para resolver o problema de acúmulo de resíduos sólidos. O estudo realizado com alunos de uma escola municipal em Cuiabá/MT, teve por objetivo analisar a percepção ambiental em relação à Educação Ambiental e Prática dos 3’Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). A abordagem metodológica ocorreu por meio de palestra, oficina voltada à temática, orientações sobre os 3R’s e avaliação da percepção ambiental dos alunos através da aplicação de questionários, além da proposição a separação dos resíduos sólidos em casa. Nos resultados foi possível verificar a percepção como um todo, acerca do que os alunos entendem sobre os temas ligados ao meio ambiente, sua importância e a necessidade de sua proteção. Espera-se que estes discentes levem a experiência que tiveram em sala de aula, para dentro de suas casas, influenciando nos hábitos familiares e até mesmo da vizinhança, disseminando assim, os conhecimentos adquiridos.
Descargas
Métricas
Citas
BONACORSO, Fabiano Moreira. Educação ambiental: Ensino x Aprendizagem. 2009. 62f. Monografia (Especialista em Educação Ambiental) – Instituto a Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Florianópolis, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial da União de 28 abr. 1999.
BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial da União de 03 ago. 2010.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
LARANJA, Alyne Leite Brandão. Diagnóstico da percepção ambiental em uma escola pública no bairro Cohab Cristo Rei, em Várzea Grande-MT. 2016. 34f. Monografia (Tecnólogo em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2016.
MARCON, Gabriele Teresa Gadens; ANDRADE, Márcia Cristina Kravetz; VENERAL, Débora Cristina. Os desafios da educação ambiental frente á política nacional de resíduos sólidos. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 5, n. 3, p. 119-137, jan/jun. 2014.
MARCZWSKI, Maurício. Avaliação da percepção ambiental em uma população de alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. 2006. 188f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) Pós-graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.
MARINS, Evandro dos Santos. Educação ambiental em uma escola municipal de Cuiabá (MT): Realização de atividades ambientais e análise dos seus impactos. 2014. 43f. (Tecnologia em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.
MEDEIROS, Gleide Mirtes Batista de. A importância da Educação Ambiental como prática e vivência em uma escola estadual em Várzea Grande-MT. 2012. 37f. Monografia (Tecnologia em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2012.
MEIRELLES, Maria de Souza; SANTOS, Marly Terezinha dos. Educação Ambiental: uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.
NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada em professores: subsídios ao exercício da docência. Revista Fundamentos, Piauí, v.02, n.1, p.17-31. 2015.
SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. Santa Maria, 2007. 53f. Monografia (Pós-graduação em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. 2007.
SILVA, Letícia Kédina da. Percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental de duas instituições públicas de educação de Cuiabá/MT. Cuiabá, 2014. 31f. Monografia (Tecnologia em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT. 2014.
SOUZA, Fernanda Silveira Carvalho de. Educação Ambiental: conferências. Cuiabá: Instituto Federal de Mato Grosso, 2014. 19f. Apostila.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.