O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175

Palavras-chave:

Formação inicial, Relação educador-educando, Aulas contextualizadas, Empatia em sala de aula, Afetividade

Resumo

O estágio curricular supervisionado é parte essencial na formação inicial do educador. Ao passar por essa etapa o futuro docente vivencia o cotidiano escolar, explorando sua realidade. Trata-se de um momento de angústias, alegrias, encontros e desilusões e no decorrer desse processo ocorre o afloramento da identidade docente. Nesse sentido, as boas relações entre educador e educando são essenciais e tendem a auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, o artigo tem como objetivo relatar as vivências do estágio em licenciatura e, a partir desse, discutir e provocar reflexões de como as relações afetivas influenciam no aprendizado dos educandos. Busca ainda sinalizar para a importância dessas relações, da empatia e do olhar cuidadoso do educador perante os educandos e suas infinitas inquietações, contribuindo para a construção docente de outros estagiários de licenciatura. Por meio de espaços de discussão e aulas contextualizadas com a realidade dos educandos, aponta-se que a construção de um ambiente de confiança entre os atores envolvidos nos processos educativos facilita o aprendizado dos educandos. A percepção de elementos que estejam atrapalhando esse processo fortalece a ideia de que a função docente não é meramente de ensinar, mas também de auxiliar o educando a se descobrir enquanto ser humano.

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Biografia do Autor

Laura Oestreich, UFSM

Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM)

Daniela Costa, PUC

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PUC/RS)

Andréa Inês Goldschmidt, UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

OESTREICH, Laura; COSTA, Daniela; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 366–385, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/620. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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