SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.053.id1163

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Conhecimentos Prévios, Ensino de Ciências, Anos Iniciais

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar as concepções prévias de alunos de anos inicias do Ensino Fundamental a respeito de sustentabilidade e práticas/atitudes sustentáveis. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu 45 estudantes. Foi aplicado um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas a fim de diagnosticar as concepções prévias dos alunos. Os dados foram tabulados de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os conhecimentos prévios advêm, principalmente, das mídias. Uma quantidade significativa dos alunos desconhece o termo sustentabilidade. Houve um grande reconhecimento acerca das práticas sustentáveis, porém os alunos não foram capazes de perceber a abrangência social dos impactos ambientais. Com isso, entende-se que a abordagem ao tema sustentabilidade deve ser mais contextualizada em sala de aula, no intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos e evitar concepções fragmentadas.

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Biografia do Autor

Maira dos Santos Silveira, UFSM

Graduada em Ciências Biológicas (UFSM)

Laura Oestreich, UFSM

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) PPG que atua: Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM)

Eduarda Tais Breunig, UFSM

Graduada em Ciências Biológicas (UFSM) Docente na Rede Estadual de Ensino - RS, Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM)

Andréa Inês Goldschmidt, UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Docente na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, Laboratório de Ensino, Docente Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

SANTOS SILVEIRA, Maira dos; OESTREICH, Laura; TAIS BREUNIG, Eduarda; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e053, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.053.id1163. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/341. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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